Progressivamente, as montadoras vão adicinando mais dispositivos eletrônicos nos veículos que produzem, tendo como objetivo aumentar a segurança, facilitar a condução ou oferecer mais conforto.
Embora isso não seja extamente fácil, via de regra atingir esse objetivo não apresenta maiores dificuldades. Porém , quando o veiculo é inspirado em um modelo clássico, mantendo suas características visuais, a coisa pode ficar um pouco mais complicada e exigir soluções mais complexas.
É o caso, por exemplo, do MINI, modelo criado por Sir Alec Issigonis e originalmente produzido pela BMC – British Motor Corporation a partir de 1959. Depois de comprar o grupo Rover, fracionado e revendido mais tarde, a BMW passou a ser dona da marca e relançou o modelo em 2001 com mecânica atualizada mas mantendo as linhas do um clássico inglês.
A solução encontrada pelos engenheiros e designers da MINI-BMW é interessante e criativa, concentrando todos os controles de som e multimídia em um conjunto de formato circular no centro do painel.
Conforme foram sendo agregadas outras funções ligadas à segurança, como detetor de pedestres ou de aproximação do veículo da frente ou ainda a câmera de ré e o sensor de estacionamento, a tela multimídia passou a ser multifunção.
Os sensores das funções referentes ao que está à frente do carro foram integrados à parte dianteira do espelho retrovisor interno.
Para manter o visual “clean” e facilitar a vida do motorista, diversos controles das novas funções foram posicionados no volante.
Atualmente, só o HUD (head-up display), que projeta as informações básicas sobre a condução do carro, é que é posicionado isoladamente.