Se você esteve na edição do ano passado do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, é bem possível que você já tenha visto de perto as obras de Adhemar Cabral sem sequer conhecer o nome dele ou o da sua empresa, a AC Design.
Caso você seja um dos mais de 600 executivos que participaram do ENAN 2015, com certeza também viu e, quem sabe, até tenha tocado numa obra dele sem saber quem ele é Adhemar Cabral ou qual é o seu trabalho.
O motivo disso é simples: suas obras são réplicas de carros de competição, principalmente de Fórmula 1, e costumam ser tão bem feitas que até mesmo quem entende do assunto chega a confundi-las com os originais.
Foi o que aconteceu durante o ENAN, quando só depois de muita observação os participantes conseguiam perceber que não estavam diante de um dos belos monopostos da Equipe Red Bull de Fórmula 1, mas de uma réplica extremamente caprichada em escala 1:1, ou seja, com as mesmas dimensões do carro original.
Dos pneus slick com marcas de desgaste à pintura num tom rigorosamente igual à original, cada uma das réplicas produzidas na AC Designs revelam a obsessão de Adhemar pela fidelidade aos detalhes e pelo acabamento caprichoso.
Por isso mesmo, as réplicas que têm estampada a marca da empresa não devem ser consideradas produtos, mas verdadeiras obras de arte. Tanto que a maioria absoluta está pendurada nas paredes das casas de seus clientes, como se fosse um quadro hiper-realista.
O preço também é de obra de arte. Uma réplica de uma Ferrari, McLaren ou Red Bull não sai por menos de R$80 mil, o mesmo que um carro médio equipado. No entanto, considerando o cuidado com os detalhes, os materiais empregados, a produção artesanal e a qualidade final, é um preço justo.
Tudo começou com um hot rod
Adhemar conta que tudo começou há cerca de quatro anos, quando ele resolveu fazer peças de fibra de vidro para o seu próprio hot rod, um tipo de carro muito popular nos Estados Unidos que usa uma carroceria baseada em modelos antigos com motores envenenadíssimos e rodas enormes. Ele caprichou tanto na carroceria de fibra de vidro que logo começaram a lhe pedir para fazer outras peças.
Não demorou, um cliente estava lhe perguntando se ele seria capaz de fazer uma réplica de um monoposto de Fórmula 1. Desafio aceito, o sucesso foi tão grande que outros pedidos não tardaram a chegar e a fibra de vidro passou a fazer parte da vida de Adhemar, que resolveu fazer disso um negócio, a AC Design.
A empresa se especializou em desenvolver e produzir artesanalmente réplicas estáticas (“mock-ups”) e uma série de outros produtos em fibra de vidro inspirados em modelos clássicos ou de Fórmula 1, como poltronas “Egg” decoradas para lembrar pilotos e equipes do automobilismo, cadeiras, bancos, sofás, mesas de centro, prateleiras e outras peças decorativas, além de simuladores de Fórmula 1 para as plataformas XBox, Playstation e PC.
A criatividade de Adhemar transforma aerofólios de Fórmula 1 em prateleiras ou mesas de centro, frentes de carros, como um Shelby Cobra ou um Porsche 917, em prateleiras ou sofás; traseiras de carros em sofás; rodas e pneus de Fórmula 1 em mesas de centro e bancos; bicos ou carenagens de motores de monopostos em luminárias, e assim por diante.
Começando do zero
Achar o caminho até conseguir entregar o primeiro carro foi bastante difícil, pois não existiam muitas referências de medidas que pudessem ser usadas para produzir um molde que desse forma à carroceria de fibra de vidro.
A solução foi desenvolver o seu próprio método, começando com referências tiradas de modelos em escala, como os da marca alemã Minichamps, respeitados mundialmente pelos modelistas pelo respeito às dimensões e detalhes dos originais. Para maior fidelidade, rodas e pneus foram moldados a partir de peças originais usadas na Fórmula 1.
É justamente essa atenção aos detalhes e às medidas originais que ajudou a fazer a fama de Adhemar e sua AC Design. Ele pesquisa publicações, fotos antigas e a Internet, assiste vídeos, mede, calcula, fotografa e conversa com especialistas para que as suas réplicas cheguem o mais perto possível da perfeição.
Recentemente, chegou a recorrer à ajuda do piloto Felipe Massa para tirar dúvidas a respeito da posição de dirigir e do posicionamento do volante para poder aperfeiçoar os seus produtos.
Para poder produzir réplicas com nível de precisão ainda maior, a AC Design agora está investindo na produção de modelos usinados em máquinas CNC, o que deve garantir moldes muito melhores do que os feitos à mão.
Todo este capricho é reconhecido pelos clientes, que gostam tanto do trabalho que fazem questão de instalar as réplicas nas salas de suas casas, o que em alguns casos exige obras e até o uso de guindastes.
Clássicos das pistas
Fascinado por Fórmula 1 e principalmente por Ayrton Senna, Adhemar recita com facilidade os carros que o campeão pilotou e as características de cada um deles e menciona detalhes de corridas como se elas tivessem acontecido no último final de semana. Por isso, o fato de sua primeira réplica ter sido de uma McLaren MP4/8 é motivo de muito orgulho.
Depois dela vieram muitos outros modelos de Fórmula 1, como a Red Bull que foi atração durante o ENAN 2014, as Ferrari F248 e F310 (a original foi pilotada por Michael Schumacher), a Benetton B190 (Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno pilotaram as originais), a Penske de Fórmula Indy semelhante à pilotada por Emerson Fittipaldi e a mítica Gulf Porsche 917, campeã mundial e vencedora das 24 horas de Le Mans.
Os próximos que devem passar a integrar a linha de modelos da AC Design são a Lotus 97T, idêntica à pilotada por Ayrton Senna na temporada de 1985 e a fatídica Williams FW 16. Outros que estão nos planos de Adhemar são a Toleman com a qual Ayrton estreou na Fórmula 1 e uma clássica Ferrari que disputou a categoria na década de 50.
Segundo Adhemar, a McLaren é a réplica mais vendida e a que mais chama a atenção, o que pode ser facilmente percebido quando os carros são levados de caminhão para serem entregues aos clientes.
Ele conta que embora todos olhem para as Ferraris, quando o carro entregue é uma McLaren as pessoas seguem o caminhão, tiram muitas fotos, querem que o caminhão pare, ficam fazendo perguntas. “Ela para o trânsito, mexe com a emoção do pessoal”, afirma.
Todos os modelos são feitos por encomenda, pois o custo para mantê-los em estoque para pronta entrega é muito alto e o giro é muito rápido. Quando foram deixadas em estoque, ele foi zerado em uma semana.
O que vem por aí
O projeto mais recente de Adhemar Cabral foram as poltronas “Egg” personalizadas no padrão de pintura branca e laranja, da McLaren, e preto e dourado, da Lotus, que serão vendidas em benefício dos projetos mantidos pelo Instituto Ayrton Senna.
O próximo será a coleção com todos os volantes usados por Ayrton Senna, desde o começo no kart até a Williams, cujos originais foram cuidadosamente medidos e fotografados no Instituto Ayrton Senna para garantir a autenticidade das réplicas.
Também está nos planos incrementar as réplicas, que terão a opção de serem plenamente funcionais, equipadas com motor Audi V6. Adhemar também pensa em criar uma frota de réplicas motorizadas para alugar. Os outros planos ele não revela, mas promete que serão muito impactantes.
Serviço:
AC Design: www.acdesign.com.br