Quem já dirigiu cansado, principalmente à noite ou teve de enfrentas estradas monótonas e com longas retas, como em algumas partes do país, sabe como é difícil combater a sonolência. O motorista tem a sensação de estar acordado e atento, mas de repente dá uma “piscada” de alguns segundos, durante a qual o carro pode percorrer algumas centenas de metros.
De acordo com um estudo feito pelo Associação Automobilística America (AAA) e publicado em 2014, a maioria dos motoristas acham que dirigir quando se está sonolento é uma séria ameaça à própria segurança. Segundo o estudo, 94,9% dos motoristas consultados acham que é inaceitável dirigir quando está com sono a ponto de ter dificuldade em manter os olhos abertos.
Apesar de toda essa rejeição, 28,3% dos entrevistados confessaram já ter dirigido estavam cansados a ponto de ter dificuldade em manter os olhos abertos. Pior que isso, um em cada cinco relatou ter feito isso mais de uma vez e 2% dos entrevistados relataram ter feito isso com frequência ou regularidade.
Um outro estudo da AAA mostra que motoristas sonolentos podem estar entre as causas de 328.000 acidentes registrados pelas autoridades, 6.400 dos quais com vítimas fatais.
Solução para combater a sonolência
Para tentar combater a sonolência e prevenir situações que possam gerar acidentes, a Nissan desenvolveu um acessório que já equipa alguns de seus modelos de topo de linha, o Driver Attention Alert -DAA (alerta de atenção de motorista, em inglês), que ajuda a detectar condução errática causada por sonolência ou desatenção e avisa o motorista.
Usando sensores de ângulo de direção, o DAA monitora os padrões de condução do motorista, criando uma padrão ou “instantâneo” de como ele dirige. A partir daí, ele passa a comparar continuamente as reações do motorista a esse padrão, utilizando uma análise estatística de correções de direção.
Por exemplo, se um motorista que vinha dirigindo de modo firme, sem grandes oscilações, passa a fazer pequenos movimentos com a direção, isso é interpretado como sinal de sonolência ou desatenção e o motorista é avisado.
O é um sinal sonoro audível, reforçado com a exibição de um ícone de uma xícara de café e a frase “Vamos fazer uma pausa?” no painel de instrumentos
O sistema é preparado para identificar mudanças de faixa, frenagens e mudanças de percurso, de forma a separar situações desse tipo a outras realmente relacionadas a sonolência. O DAA é reiniciado automaticamente quando o motor é desligado, e tem a opção de ser desligar pelo motorista.