Os mais pessimistas dizem que o mercado de acessórios está acabando, que os veículos estão incorporando cada vez mais como originais equipamentos que antes eram opcionais e que logo os lojistas praticamente não irão mais ter o que oferecer,
A informação usada para chegar a essa conclusão está certa. Realmente, nos últimos anos os veículos novos passaram a incorporar até nas suas versões mais básicas um número cada vez maior de equipamentos que anteriormente não eram oferecidos nem como opcionais.
Usando o mercado brasileiro como referência, podemos citar diversos exemplos conhecidos de todos, como a direção hidráulica, os vidros elétricos, o ar condicionado, as travas elétricas, os retrovisores com comando remoto, os DVD e MP3 players, os GPS e as centrais multimídia, só para falar de alguns.
No entanto, se a informação está certa, não significa a conclusão também esteja.Conforme alguns equipamentos que antes eram considerados acessórios passam a integrar a relação dos obrigatórios das montadoras, a tecnologia avança, pesquisadores desenvolvem novos equipamentos e especialistas em Marketing e publicitários tratam de divulga-los e fazer com que os consumidores desejem tê-los nos seus veículos.
O ciclo de substituição
Isso é válido nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, mercados considerados maduros e desenvolvidos, onde os veículos já saem da fábrica muito bem equipados e que ainda continuam tendo um mercado de acessórios forte e atuante. E logicamente também é válido aqui.
Por mais luxuosos que sejam e por mais equipados que os veículos saiam das concessionárias autorizadas, sempre vão existir consumidores interessados em personaliza-los e adapta-los ao seu gosto pessoal.
E à medida que equipamentos típicos dos modelos mais caros acabam sendo incorporados aos mais baratos, outros vão tomando o seu lugar. Afinal, é preciso justificar também com equipamentos o diferencial de preço de um veículo topo de linha.
Rapidamente, esses novos equipamentos ou seus similares estão à venda nas lojas de acessório à disposição de quem não pode comprar um modelo topo de linha, não quer pagar o preço salgado dos “pacotes” de equipamentos impostos pelas montadoras ou simplesmente tem um carro usado.
Um acessório até para os veículos mais equipados
Um bom exemplo de equipamento destinado a fazer a cabeça dos consumidores é o Navdy, equipamento que só vai ser lançado em 2015 nos Estados Unidos e já vem despertando muito interesse até em outros países.
Durante o 1º Fórum do Mercado de Som e Acessórios apresentamos em primeira mão para os empresários e executivos presentes um vídeo mostrando o seu funcionamento e já nos dias seguintes recebemos inúmeras ligações e e-mails com perguntas sobre ele.
O pequeno aparelho é posicionado sobre o painel de instrumentos e integra via conexão Bluetooth todos os aplicativos e funções disponíveis no smartphone do usuário, como receber e fazer ligações, agenda telefônica, agenda de compromissos, postar no Facebook e no Twitter, consultar e escrever e-mails, ouvir músicas, ver mapas interativos, etc. Os dados são projetados no parabrisas do veículo, com ótimo contraste mesmo sob luz intensa, no que é tecnicamente chamado de HUD (head up display).
O Navdy não só reconhece comandos de voz como também usa uma câmera para reconhecer gestos, permitindo que o motorista o acione tanto de um jeito como do outro. Um cabo faz a ligação com a central eletrônica do veículo, permitindo exibir dados essenciais de funcionamento do carro (velocidade, nível de combustível, pressão dos pneus, necessidade de manutenção, etc.).
A idéia do equipamento é de oferecer mais segurança e praticidade ao motorista, que pode usar o Navdy para tornar o tempo que passa no trânsito muito mais produtivo e agradável, sem ter necessidade de tirar os olhos do caminho ou as mãos da direção.
O custo do aparelho no período de pré-lançamento é de US$299 e deve subir para US$499 depois que ele estiver nos pontos de venda. Com certeza, logo aparecerão produtos similares e, daqui a alguns anos, todos eles terão sido substituídos por equipamentos ainda mais avançados e inovadores, que logo chegarão ao varejo de acessórios…
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação