Por muito tempo, acessórios para caminhões foram sinônimo de para-choques elaborados, buzinas externas cromadas, enfeites de capô, capas de assentos com bolinhas de madeira e cortininhas franjadas para cabine, parte do famoso “enxoval”, praticamente obrigatório na compra de caminhões novos em muitas regiões do Brasil.
Os anos passaram, os caminhões evoluíram e o perfil do motorista de caminhão mudou. Como destacou o consultor Stephan Keese na sua palestra durante o ENAN 2013, cada vez mais o caminhoneiro está se acostumando a dirigir carros que têm vidros e travas elétricos, direção hidráulica, som de qualidade e até ar condicionado. E na hora de dirigir um caminhão, tem sido exigido um grau de conforto o mais próximo possível ao oferecido pelos veículos de passeio.
As transportadoras e frotistas, por sua vez, não só demonstram que sabem o que os motoristas dos seus caminhões desejam, mas também percebem que acessórios como vidros elétricos, travas, alarmes, som, climatizadores e ar condicionado, entre outros, proporcionam conforto e segurança aos seus motoristas, ajudam a preservar o seu patrimônio e a carga transportada e ainda têm reflexo positivo na redução de acidentes e doenças.
Em função disso, os acessórios tradicionalmente apelidados de “enfeites” ficaram em segundo plano e agora são os produtos associados a conforto e segurança que estão tendo cada vez mais evidência.
Essa mudança pôde ser verificada pelos visitantes da quarta edição da Automec Pesados & Comerciais, feira que aconteceu no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, na segunda semana de abril.
Embora o número de empresas fornecedoras de acessórios fosse extremamente reduzido entre os expositores do evento, dois fabricantes bastante conhecidos do segmento de acessórios para pick-ups e SUVs estiveram presentes.
Apostando no segmento de veículos pesados, a Keko Acessórios estreou na feira lançando um sistema de levante hidropneumático com acionamento automatizado para aplicação em reboques e semirreboques. O produto é reflexo da política de diversificação dos negócios da empresa, que até 2017 pretende ter até 10% do seu faturamento originados de novos segmentos.
No stand da Bepo, que nasceu no mercado de caminhões, a atração era uma geladeira para veículos pesados, tipo de produto cada vez mais em evidência e que também foi exibido por outros expositores em diversas opções de modelos e tamanhos, para instalação interna e externa.
Além de geladeiras, outro produto em destaque em diversos stands da feira foram os climatizadores, produtos que permitem reduzir a temperatura dentro da cabine dos caminhões e que oferecem diversas vantagens sobre os equipamentos de ar condicionado, como preço mais reduzido, instalação mais fácil e menor reflexo no consumo e no desempenho do veículo.
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação
Bom dia ,meu nome é Marcos moro em Minas Gerais ,estou com enterece em arrumar uma loja de acessórios na cidade onde moro,vcs vende por atacado ou só no varejo ? Qual o endereço da loja e telefone ? Desde já obrigado.