Produtos viralizam na internet mas são proibidos pelo Código de Trânsito e até mesmo pelo Código Penal
Um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando uma “placa persiana”. Mesmo não sendo um vídeo brasileiro, acabaou viralizando nas redes por aqui gerando impacto e procura sobre esse tipo de produto. O acessório serve para encobrir a placa de licenciamento do veículo sendo acionado por um botão em um controle remoto. O vídeo mostra o efeito do acessório que encobre a placa do carro impedindo sua leitura por radares.
Em sites estrangeiros de comércio eletrônico, o produto é vendido livremente por menos de R$ 500. Mas vale o alerta: encobrir a placa, dificultar sua leitura ou mesmo adulterá-la é infração gravíssima que rende multa de R$ 293 além da apreensão do veículo.
Além da “persiana de placa” que tem diversas variações e formatos, há outros subterfúgios vendidos livremente na internet.
É o caso da placa “007” que na verdade é um dispositivo elétrico para virar a placa por acionamento de um botão. Ele impede a leitura de forma temporária até que o motorista acione novamente o botão.
Existem ainda tintas que alteram a reflexão da placa impedindo a leitura por radares. Fora do Brasil também existem suportes transparentes que alteram a reflexão da luz e impedem a leitura de agentes de trânsito ou dos radares.
A adulteração da placa de identificação do veículo também tipifica violação ao artigo 311 do código penal. O Infrator pode ser preso durante seis meses além de sofrer a aplicação de uma multa. Então antes de lançar mão desse tipo de produto o motorista deve estar ciente dos riscos.