Quem visitou o stand da General Motors no Salão de Buenos Aires deste ano pôde conhecer uma pick-up concept baseada na S10 e batizada de Trailboss, que tinha como grande diferencial a utilização de uma gama de acessórios originais.
Desenvolvidos pela montadora para ampliar a capacidade off-road da picape, os acessórios são mais uma amostra da importância cada vez maior que eles passam a ter nos negócios das principais marcas e seus concessionários.
O concept apresentado no Salão de Buenos Aires foi desenvolvido a partir de uma pick-up S10 LTZ 4×4, com motor 2.8 Turbodiesel de 200 cavalos, transmissão automática de seis marchas e direção elétrica progressiva inteligente.
Entre os equipamentos oferecidos pela GM no modelo estão a central multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, a conexão OnStar, os alertas de colisão frontal e saída de faixa, o banco do motorista com ajustes elétricos, os controles de tração e estabilidade, além dos assistentes de rampa e descida.
A personalização da Trailboss começou pela pintura da carroceria em amarelo metálico “Summer Jam” e em preto de itens como os para-choques dianteiro e traseiro, o pequeno quebra mato, a barra de iluminação em LED, o santo antônio tubular, o bagageiro e os degraus na traseira que facilitam o acesso à caçamba.
O preto ainda é usado nos adesivos no capô e sobre os para-lamas dianteiros e traseiros, nas molduras de proteção nas caixas de roda, nas capas dos retrovisores externos, nos largos estribos laterais, nas rodas de 18 polegadas em alumínio e no “snorkel” de captação de ar para o motor.
O projeto do concept destaca o transporte de bagagens e objetos com a adoção de um bagageiro metálico com a frente personalizada com a palavra Trailboss recortada em chapa recortada e uma grande caixa porta-objetos instalada na caçamba.
Combinando com o uso da cor preta na parte externa, o habitáculo da Trailboss recebeu revestimento de teto na mesma cor, estendida aos bancos, painel, apoio de braços e volante revestidos em couro com costura pespontada na cor laranja.
Segundo a General Motors, um dos propósitos da utilização de acessórios e itens de personalização na pick-up conceitual foi avaliar a aceitação e interesse dos consumidores.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação