Home / Destaques / Antico comemora 26 anos em franco crescimento

Antico comemora 26 anos em franco crescimento

A empresa projeta crescimento para este ano de 2018

A empresa projeta crescimento para este ano de 2018

Empresa que está no mercado desde 1992, a Antico Antenas Automotivas completou este ano 26 anos de existência. Quando iniciou suas atividades, a empresa tinha o foco na fabricação de peças elétricas, mas a partir de 2002 passou a produzir antenas automotivas, pois acreditava que o mercado de acessórios seria mais promissor. Nos últimos dezesseis anos, a empresa desenvolveu uma linha de produtos muito grande. Atualmente a Antico fabrica mais de 130 itens diferentes, entre antenas automotivas, extensões, cabos adaptadores e anéis de vedação.

Camila e Kátia Bonifácio ( Dep. Comercial)

Camila e Kátia Bonifácio ( Dep. Comercial)

“Hoje no mercado brasileiro, a Antico é a empresa que tem a maior diversidade no segmento de antenas automotivas. Temos um leque de produtos muito completo, lançamos este ano a linha de antenas para o Chevrolet ONIX e HB20, e estamos finalizando mais lançamentos para o segundo semestre de 2018”, explica Kátia Bonifácio, responsável pela área comercial da empresa.

De acordo com Kátia, como a Antico só fabrica um tipo de produto, que são as antenas automotivas e os acessórios para elas, a empresa está muito focada em atender o maior número de montadoras possível no mercado de reposição, como General Motors, Volkswagen, Fiat, Peugeot, Honda e Hyundai, entre outras.

“Oferecemos também hastes para reposição tanto para modelos específicos quanto aquelas chamadas de universais, que são hastes flexíveis acompanhadas por adaptadores que permitem sua aplicação em um grande leque de veículos”, complementa.

Uma mulher à frente da área comercial

Katia não se vê como alguém diferente por ser uma mulher numa função que na maioria absoluta das outras empresas do mercado é exercida por homens. Segundo ela, é natural entender de automóveis, pois gosta muito deles.

“Eu gosto muito de carros e eu trabalho exatamente naquilo que eu gosto de fazer. Eu fabrico aquilo que eu gosto, com muita dedicação, muito carinho e conheço. A gente tem de conhecer aquilo que está fabricando”, justifica.

Kátia e sua equipe comercial em ação no ENAN 2018

Kátia e sua equipe comercial em ação no ENAN 2018

“O único desafio que eu encontro pelo fato de ser mulher talvez seja me fazer entender em alguns aspectos, porque é muito mais fácil aceitar um argumento na parte técnica vindo de um homem do que de uma mulher”.

E conclui: “Como estou na área comercial da empresa, converso com vários homens, faço treinamentos externos e treinamentos internos com os nossos colaboradores, creio que por ser mulher é mais fácil. Hoje em dia me sinto muito segura, tive dificuldades lá atrás, no comecinho. Depois, foi tranquilo”.

Partindo para o mercado externo

Atualmente, os produtos da Antico podem ser encontrados no Brasil inteiro e agora a intenção da empresa é também começar a exportar. Essa ideia foi se tornando mais forte a partir da participação da empresa no ENAN 2018, onde a empresa concretizou contatos com importadores de países como Uruguai e Argentina. Kátia explica que para chegar a esse ponto, foi feita toda uma preparação para poder exportar e passar a atender esses novos mercados.

Antena Receptiva Shark

Antena Receptiva Shark

Perspectivas positivas

Segundo ela, o mercado tem sido positivo para a empresa, que tem registrado crescimento nos últimos anos “mesmo com todas essas crises, mantivemos o foco e fizemos as coisas darem certo independe do rumo da política”.

Segundo a responsável pela área comercial da Antico, o segredo para crescer mesmo em um período de econômico recessivo está em diversos fatores, como por exemplo a diversidade da linha de produtos, com a empresa não se acomodando e lançando muitos itens, e a qualidade dos produtos, atributo do qual a empresa não abre mão.

“Os nossos clientes são excelentes. Excelentes distribuidoras, excelentes atacadistas. São pessoas de trabalham direito, trabalham muito certinho. Eles encontraram na Antico um fornecedor sério, com um histórico de oferecer produtos de qualidade e de ter preços com os quais eles sabem que vão ter lucratividade. Portanto, a nossa expectativa é excelente”, justifica.

A Antico foi uma das empresas premiadas no ENAN 2018 com uma viagem. A empresa foi sorteada entre as empresas expositoras. O destino escolhido pelos diretores,  Kátia e Rogério,  foi Gramado!

A Antico foi uma das empresas premiadas no ENAN 2018 com uma viagem. A empresa foi sorteada entre as empresas expositoras. O destino escolhido pelos diretores, Kátia e Rogério, foi Gramado!

De volta ao ENAN

Depois de ter participado da primeira edição do ENAN, há alguns anos, a Antico retornou este ano ao principal evento do mercado de brasileiro de acessórios automotivos muito mais preparada para atender os compradores nacionais e internacionais.

Katia explica que a principal mudança entre o primeiro ENAN e a edição deste ano foi na preparação para tirar melhor proveito do potencial de negócios do evento: “Desde a primeira edição, a empresa cresceu muito, a linha de produtos também cresceu e nós chegamos ao ENAN muito mais preparados, com uma expectativa muito boa”.

Nesse período, segundo ela, o ENAN também evoluiu muito: “Eu notei essa diferença desde o primeiro contato. A preparação, o planejamento, a maneira como o evento foi conduzido mostraram total profissionalismo”.

“Até os contatos que fizemos durante o ENAN refletiram isso. Às vezes você só conversa com o cliente por telefone e não o conhece pessoalmente. Para nós da Antico é muito importante esse encontro que o evento promove.”, finaliza.

FAcebook-Revista-Curta

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo