Aplicativos para smartphones começam a substituir os controles remotos
A cada dia os smartphones estão mais presentes nas nossas vidas. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) hoje o Brasil tem 198 milhões de celulares inteligentes em uso, número que deve chegar a 236 milhões nos próximos dois anos. Onipresentes, os smartphones vão muito além de fazer ligações, tirar fotos, gravar vídeos, mostrar o caminho ou permitir que nos conectemos à redes sociais e à Internet. Graças a aplicativos, cada vez mais, eles passam a concentrar um grande número de funções que antes exigiam outros equipamentos ou controles.
Um exemplo é o aplicativo lançado recentemente pela Pósitron junto com a sua nova linha de alarmes Cyber, que permite abrir mão do controle remoto. Exclusivo do modelo topo de linha Cyber PX 360 BT, o aplicativo torna opcional o uso do controle remoto, oferece um grande número de funcionalidades e pode ser instalado em smartphones de qualquer marca que utilizem os sistemas operacionais iOS e Android e até por smartwatches. Até quatro veículos diferentes que tenham o alarme podem ser cadastrados num mesmo aplicativo.
Acionado a uma distância de até 30 metros via conexão Bluetooth, ele torna desnecessário o uso do controle remoto. Além disso, permite utilizar todas as funções do alarme e configurar diversas delas, como os sons emitidos e o tempo que as luzes de cortesia ficam ligadas após o motorista sair do veículo.
Outras funcionalidades interessantes do aplicativo são direcionadas para usuários avançados e instaladores. Há uma tela com o relatório de causas do último disparos, outra que oferece ao instalador diversas configurações avançadas e uma outra que apresenta um check-list da instalação do alarme.
Por dentro do aplicativo
Ao ligar o aplicativo é mostrada a tela que reúne praticamente todos os controles que o usuário utilizará. Assim que a conexão Bluetooth com o alarme é estabelecida, passa a ser exibida a imagem de um carro de frente na parte superior da tela. Quando o alarme estiver desativado, o carro é mostrado com as portas abertas e quando estiver ativado, com as portas fechadas. Logo abaixo ficam dois botões duplos, que ligam e desligam o alarme e o som emitido quando ele é ativado ou desativado.
A seguir, nove botões com as seguintes funções:
No canto esquerdo dessa tela, um botão permite acessar a tela de configurações, que oferece sete opções de ajustes:
• Travamento automático – Trava as portas após 5 segundos com a ignição ligada.
• Beep personalizado para ativar e desativar o alarme – Ativa uma tela adicional onde é possível escolher entre seis sons diferentes que confirmam a ativação ou desativação do alarme.
• Modo assalto por controle – Permite o bloqueio progressivo do veículo mesmo com ignição ligada.
• Sirene personalizada de disparo – Permite a escolha do som de disparo do alarme.
• Função controle por presença – Disparo do alarme com o afastamento do controle remoto quando a ignição está ligada.
• Destravamento automático – Destrava as portas quando a ignição é desligada.
• Sensibilidade do ultrassom – Permite ajustar a área do ultrassom ao tamanho da cabine do veículo.
Este aplicativo é mais um exemplo do uso cada vez maior dos smartphones para complementar e até substituir controles remotos dedicados de equipamentos de som e acessórios automotivos.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação