Acabou a desculpa de não enxergar retorno para os negócios na participação em mídias sociais: uma pesquisa do SEBRAE, em parceria com o E-commerce Brasil, acaba de mostrar que estes canais são citados por 72% dos entrevistados como as principais vias para a concretização de vendas online.
Com isso, as redes sociais superaram os sites de busca, que até 2015 eram os principais canais para decisão de compras na Internet, e agora ficaram com 68% da preferência.
O estudo aponta, ainda, o poder da mídia social no atendimento ao consumidor, já que se tratam de canais propícios à interação, troca de informações e recepção de feedback do público.
No levantamento do SEBRAE, 8 em cada 10 empresários do e-commerce disseram usar o Facebook para se relacionar com clientes, 49% usam Whatsapp, 40%, o Instagram, e 21%, o Twitter.
Some-se a isso o fato de que 45% da população brasileira está presente nas mídias sociais, segundo dados da Digital In 2016, e teremos universo suficiente para verificar a importância de as empresas estarem presentes nestas plataformas.
Presença esta que, para trazer os efeitos desejados, precisa ser bem gerida, contando com profissionais para produção de conteúdo e gestão de relacionamento.
E para quem duvida que investir na profissionalização das fanpages e perfis em rede social é importante, vamos a mais números: dentre as 100 empresas mais valiosas do mundo, mensuradas pela Business Week, as que investiram em mídias sociais tiveram crescimento de receita de 18% em 12 meses, ao passo que as que ficaram de fora deste universo amargaram queda de 6% no mesmo período.
Mais provas? Vamos lá: nos EUA, 70% das empresas usam tecnologias sociais e 90% delas relatam benefícios para os negócios depois da implementação de estratégias planejadas de atuação nestes canais, com potencial de agregar valor adicional de US$ 900 bilhões a US$ 1,3 trilhão (resultado grupal) por ano, revela medição da Mckinsey.
Ter uma atuação planejada e gerida por profissionais em mídias sociais é impulso para as vendas, para o engajamento de colaboradores e clientes e para o incremento dos resultados de negócio.
Provado e comprovado.
Texto: Glaucia Civa Kirch