Numa floresta havia três leões. Um dia, o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:
– Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar – existem 3 leões muito fortes. Ora, a qual deles nós devemos prestar homenagem? Quem, entre eles deverá ser o nosso rei?
Os 3 leões souberam da reunião e comentaram entre si:
– É verdade! A preocupação da bicharada faz sentido. Uma floresta não pode ter 3 reis. Precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir?
Essa era a grande questão. Lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos. O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso.
Depois de usarem técnicas de reuniões do tipo brainstorming, etc, eles tiveram uma idéia excelente. O macaco se encontrou com os três felinos e contou o que eles decidiram:
– Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema em questão. A solução está na Montanha Difícil.
– Montanha Difícil? Como assim? O que isso quer dizer?
– É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês três deverão escalar a Montanha Difícil. Aquele que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos animais.
A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. Seus caminhos eram muito íngremes e difíceis de serem percorridos. O desafio foi aceito.
No dia combinado, milhares de animais cercaram a montanha para assistir a escalada dos três concorrentes. O primeiro leão tentou.
Não conseguiu e foi derrotado. O segundo leão também tentou e não conseguiu. Foi derrotado.
O terceiro tentou e também não conseguiu. Foi derrotado. O que fazer? Os animais estavam curiosos e impacientes. Afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três tinham sido derrotados?
Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:
– Eu sei quem deverá ser o rei!!!
Todos os animais fizeram um profundo silêncio de grande expectativa.
– A senhora sabe, mas como? – todos gritaram para a águia.
– É simples, explicou a sábia águia: eu estava voando entre eles, bem de perto, e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.
O primeiro leão disse: “Montanha, você me venceu!” O segundo leão também disse: “Montanha, você me venceu!”
Já o terceiro leão disse: “Montanha, você me venceu, mas só por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda tenho muito para crescer…”
– A diferença, completou a águia, é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota, não desistindo de tentar quantas vezes fossem necessárias. E quem pensa assim é muito maior que seu problema. É rei e senhor de si mesmo, e está preparado para ser rei dos outros.
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente o terceiro leão, que foi finalmente coroado rei entre os reis da floresta.
Nós, seres humanos, devemos sempre adotar atitudes como essa do leão vencedor e jamais desistir dos desafios que são colocados à nossa frente.
A vida é mestra em colocar muitas pedras, dos mais diversos tamanhos e formas, à nossa frente. Caberá a nós, somente a nós mesmos, termos vontade, fé, e persistência para podermos removê-las do nosso caminho. A lição que tiraremos de tudo isso servirá para que possamos juntar todas essas pedras como experiência para nossa vida, e, com elas, conseguirmos construir o castelo dos nossos sonhos.
Wilson Santos é palestrante, consultor, treinador de pessoas e profissional de vendas. Suas especialidades são técnicas motivacionais de vendas e marketing de vendas. Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhadas ao e-mail: consultoresrevistaautomotivo.com.br