A AutoMOTIVO esteve, mais uma vez, na Cidade de Belo Horizonte, que integra o mercado mineiro, um dos mais tradicionais mercado de som e acessórios.
Onde se localizam players importantes e de grandes distribuidoras que se dedicam ao crescimento do segmento.
Um pouco sobre BH
Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais.
A Região Metropolitana é formada por 34 municípios, possui uma população estimada em 5.397.438 habitantes, sendo a terceira maior aglomeração populacional brasileira.
Integram a região metropolitana os municípios de Contagem, Betim, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano e Sabará Baldim, Betim, Caeté, Capim Branco, Confins, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo e Taquaraçu de Minas. Economicamente, Belo Horizonte é um dos maiores centros financeiros do Brasil, caracterizado pela predominância do setor terciário em sua economia.
Leia também
Mais de 80% da economia do município se concentra nos serviços, com destaque para o comércio, serviços financeiros, atividades imobiliárias e administração pública.
A instalação da Refinaria Gabriel Passos, em 1968, aliada à instalação da FIAT Automóveis em 1973 (a primeira montadora fora do eixo Rio-São Paulo), estabeleceu um grande pólo industrial em Betim.
A Fiat mineira hoje lidera a produção e as vendas no mercado automotivo do País em vários segmentos, sendo hoje a mais importante unidade produtora da montadora fora da Itália, tanto que a planta de Betim é a maior fábrica da Fiat no mundo.
A entrada em operação da montadora de veículos e seu gradativo aumento de produção foi extremamente importante para a consolidação do segmento de bens de capital e de bens de consumo duráveis, ajudando a trazer empresas do setor automobilístico para MG e ampliando sobremaneira o mercado automotivo em todo o estado.
Hoje, além dos parceiros da montadora instalados na região, ainda há um mercado de reposição automotiva (autopeças, som e acessórios) muito forte em todas as cidades da Grande BH, o que mostra a força e a importância dos players ali instalados.
Além da enormidade do número de distribuidoras de som e acessórios, são mais de 70 no Estado.
Leia também
Distribuidora Promotiva
A AutoMOTIVO, esteve na tradicional Promotiva, comandada pelo casal: sr. Hernane e sra. Adonides Alves, e que atua no mercado há mais de 30 anos.
Considerados no mercado como pioneiros em muitos processos, e tradicionais no mercado de distribuição mineiro. Quem é empresário sabe o quanto é difícil manter uma empresa em funcionamento.
Segundo dados do IBGE, só pouco mais de 50% das empresas passa dos três anos de vida.
Por isso, quando uma empresa alcança mais de 30 anos em funcionamento, são muitos os motivos para comemorar.
FC Distribuidora
Outra grande empresa visitada foi a FC Distribuidora, comandada pelos sócios: Francisco de Oliveira e Wanderson de Souza.
A Distribuidora está no mercado desde 2011, com matriz em BH e mais três operações: em Ipatinga (também em Minas Gerais), Espírito Santo e São Paulo. Trabalham com cerca de 11 mil itens cadastrados, desde ferragens, alarmes, capotas, sensores, tapetes, lâmpadas…
Um mix que atende a solução do cliente. Atendem lojas e concessionárias. Com perfil de atendimento diferenciado para cada um destes perfis.
“Em Minas Gerais, temos cerca de 2400 clientes, destes, 1700 são ativos e compram todos os meses com a gente, o que nos faz ter que nos aproximar muito deste cliente para entender a necessidade dele”, conta Francisco.
Para lidar com a grande concorrência do Estado, a FC Distribuidora foca no atendimento especializado, garantia e pós-venda. “Visitamos muito as lojas e nos fazemos muito presentes dentro da loja”, afirma Wanderson.
Distribuidora ML
A tradicional ML também recebeu a AutoMOTIVO, em sua matriz em Belo Horizonte. A empresa que atua há 23 anos no mercado, e é dirigida por Marcelo Leite, possui uma equipe de televendas e também profissionais de campo, vendedores que atuam na rua, diretamente com os clientes.
Além da matriz em BH, o Grupo está presente no Espirito Santo com a Vix Distribuidora e na Bahia com a SSA Distribuidora.
Na matriz, a A ML possui um estoque de cinco andares, com um grande controle de logística.
Para atender aos clientes, tem uma equipe de motoqueiros e três veículos que abastecem as lojas todos os dias.
A Distribuidora ainda administra uma equipe de 56 funcionários e mais de 10 mil itens – “fora as variações”- Segundo Marcelo Leite, o mercado está cada vez mais aberto, ou seja, muitos lançamentos que acontecem a todo tempo, e os carros com cada vez menos tempo no mercado.
Com 2300 clientes cadastrados, entre lojas, autocentros, concessionárias e autopeças, a Distribuidora equilibra muito bem a oferta de produtos e marcas do seu portfólio.
Leia também
E para Marcelo Leite o grande segredo de se manter num mercado tão concorrido por tanto tempo é a margem.
“Nada existe em mercado nenhum sem margem, muitos distribuidores brigando no mesmo mercado. E precisamos ter margem. Tem que começar desde a fábrica, para equalizar o preço de cima”, afirma.
A ML também foi uma das primeiras distribuidoras a criar uma loja virtual, e para Marcelo ainda é difícil equilibrar os negócios entre o E-commerce e a Distribuidora:
“Quando começamos, nossa entrega seria 100% nas lojas. Criamos a possibilidade de ter um site, onde o cliente possa comprar e retirar na loja. O lojista passa a ter vantagem de ter bonificação neste valor, tem a possibilidade de vender um serviço complementar e instalação. Pode ainda, vender um novo produto. E no mínimo, o cliente conhece a loja do parceiro. Propaganda gratuita para o lojista. Mas temos dificuldade em algumas regiões, onde o lojista não enxerga como parceria e perde oportunidades. O objetivo do nosso e-commerce Som e Acessórios, é levar o cliente para dentro da loja”, afirma.
Por: Fábio Codellos
Fotos: Equipe AM
Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO
Clique aqui e leia a edição na íntegra!