Nem sempre as novidades e tendências das montadoras são apresentadas nos Salões de automóveis mundo afora. Outra importante vitrine são os tradicionais e exclusivos concursos de elegância realizados anualmente na Europa e nos Estados Unidos. Um dos mais tradicionais é o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, realizado anualmente em um luxuoso hotel às margens do lago Como, no norte da Itália.
O evento reúne concepts, show cars, exemplares únicos e modelos clássicos, num exclusivo show imperdível para quem curte automóveis. Um dos seus tradicionais apoiadores é o grupo BMW, que todo ano faz questão de apresentar um modelo especial.
No ano passado, o escolhido foi o MINI Superleggera Vision, que fez tanto sucesso que foi exibido depois em salões de automóveis e passou a ter grande probabilidade de ser produzido em série, provavelmente por uma encarroçadora escolhida pela fábrica.
Para a edição de 2015 do Concorso d’Eleganza, a equipe de design da BMW resolveu fazer uma homenagem a um dos seus modelos mais famosos da década de 70, a 3.0 CSL, (a sigla significa Coupe Sport Leichtbau – cupê esportivo leve), que fez grande sucesso nas pistas, colecionando mais de 100 vitórias em provas significativas.
Projetado para fazer sucesso nas competições e apelidado de Batmóvel, ele foi produzido em série limitada para ser homologado pela FIA, alcançando 1265 unidades montadas entre 1972 e 1975.
Esse foi o modelo esportivo mais bem sucedido da BMW. Um dos seus segredos era o baixo peso, resultado do uso de chapas de alumínio no capô e nas portas, além de chapas de aço mais finas no resto da estrutura.
A BMW 3.0 CSL Hommage
Um rápido exame no concept apresentado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este mostra inúmeras referências ao modelo original, como no caso dos spoilers, das entradas de ar e dos grandes aerofólios no teto e na traseira.
No interior espartano, chamam a atenção a reinterpretação da “gaiola” usada na década de 70, os belos bancos concha com cintos de segurança de seis pontos, o friso vermelho e em dois tons de azul que faz o acabamento de todo o painel, além da madeira aplicada no painel.
Para não deixar esquecer que se trata de um concept realmente inspirado num modelo de competição, os estilistas da BMW fizeram questão de deixar o extintor de incêndio bem à vista, encaixado no console central, assim como dois capacetes fixados por um cinto.
No entanto, mais do que um simples exercício de estilo inspirado no modelo produzido há mais de quarenta anos atrás, a BMW 3.0 CSL Hommage incorpora diversos atributos que em breve poderão ser encontrados nos modelos mais avançados da montadora alemã.
A dica foi dada por Adrian van Hooydonk, vice-presidente da BMW Design, que afirmou que o modelo não só demonstra o orgulho que a marca tem da sua herança, mas também quão importante o passado pode ser para determinar o futuro.
Incorporando tendências
Um deles é o uso de fibra de carbono reforçada com polímero plástico (CFRP), material que já aparece nos modelos da BMW da série esportiva M, no híbrido i8 e também nos novos topo de linha da série 7.
Mais resistente e bem mais barato do que a fibra de carbono pura, o CFRP é mais apropriado para uso em veículos de série. Seu preço, no entanto, limita seu uso aos modelos mais caros.
Atualmente, a maior limitação desse tipo de material é a baixa escala de produção, reflexo da necessidade de um processo de cura, mas a BMW decidiu apostar para valer no seu emprego, a ponto de comprar uma fábrica americana especializada no uso do CFRP.
Outro atributo são os retrovisores, que foram substituídos por elementos bem menores, que incorporam câmeras de vídeo e servem para reduzir ainda mais a resistência aerodinâmica.
Como não poderia deixar de ser, a propulsão é a híbrida eBoost, aliando um motorzão de seis cilindros de três litros a gasolina a um motor elétrico, usado principalmente para ajudar nas acelerações, como no caso da BMW i8.
Embora moderna e com elementos definitivamente marcantes, a iluminação do BMW 3.0 CSL Hommage não tem nenhuma inovação técnica embutida. Os faróis usam lâmpadas laser e DRLs com LEDs.
Os LEDs também são usados nas belas lanternas traseiras, elegantemente ligadas por um elemento luminoso da mesma cor, também com LEDs, que percorre de uma base à outra do aerofólio, criando o que talvez seja o ponto mais marcante do concept.