O futuro esportivo de luxo da BMW tem tudo para se tornar um objeto de desejo
Patrocinadora do tradicional Concurso d’Eleganza Villa d’Este, a BMW sempre reserva uma surpresa para o evento, que é um dos badalados do mundo quando se trata de modelos clássicos e únicos. Este ano, a montadora alemã aproveitou o evento para apresentar em primeira mão o cupê esportivo BMW Série 8 Coupé Concept, que deve ser lançado oficialmente em 2018. Ou seja, ainda é concept, mas já está perto de modelo de pré-produção.
Incrementar significativamente as vendas e a receita do segmento de modelos de luxo são dois pontos da estratégia anunciada pela montadora da Baviera e o novo esportivo BMW Série 8 Coupé desempenhará um importante papel neste plano, adicionando mais um modelo à grade de topo de linha da BMW, que numera seus modelos de 1 a 8, de acordo com porte, sofisticação e preço.
A equipe de design da BMW, chefiada pelo holandês Adrian Van Hooydonk, realmente se superou ao criar as linhas do novo modelo. Se o visual do BMW i8 já impressiona, o do Série 8 Coupé Concept é de fazer cair o queixo.
Visual marcante
A sensação à primeira vista é de que os estilistas da BMW esculpiram o modelo e depois só refinaram o visual agressivo. Linhas bem marcadas, trabalho com volumes nas laterais, traseira harmônica e dianteira marcante sem abrir mão dos característicos “rins” duplos que identificam os modelos da marca se traduzem num carro destinado a criar paixões à primeira vista.
As grandes entradas de ar nas extremidades e o spoiler frontal aumentam a sensação de largura do carro e os estreitos faróis a laser só fazem ressaltar ainda mais essa impressão. Detalhes em fibra de carbono na dianteira e na traseira e as rodas de 21 polegadas ajudam a marcar ainda mais o visual esportivo.
Luxo e espaço
Por dentro o BMW Série 8 Coupé Concept mostra ter sido bem pensado, aliando linhas retas e limpas a muito espaço para os ocupantes e muito bom gosto na escolha dos materiais e combinações de cores.
Equipamento obrigatório em qualquer veículo moderno, o display multifunção fica bem posicionado bem no centro do painel.
O uso equilibrado de materiais nobres como couro de carneiros Merino e fibra de carbono com alumínio escovado transmite uma sensação de requinte sem deixar de ter esportividade marcante. O console central elevado chama a atenção pela alavanca de câmbio e do botão iDrive Controller, feito de cristal Swarovski com um aspecto de quartzo enfumaçado.
Mostrando que este não é um daqueles modelos de veículos conceituais criados para testar novas ideias e propostas estilísticas ou técnicas, o Série 8 Concept é um cupê de quatro lugares, solução ideal para clientes exigentes e com carteira recheada que fazem questão de aspecto marcante e desempenho esportivo, mas não querem abrir mão de transportar os amigos ou os filhos de vez em quando.
A BMW ainda não divulgou informações sobre motorização ou especificações técnicas, mas a lógica promete soluções que garantam alto desempenho. Embora o motor padrão deva ser a gasolina, nada impede que uma solução híbrida também seja oferecida.
Em resumo, o novo concept da BMW tem tudo para agradar quem deseja – e tem condições de pagar – por um carrão de visual marcante e mecânica de ponta, sem abrir mão de espaço para transportar convidados de vez em quando. Para o resto de nós, vai ser um belo objeto de desejo.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação