A BMW está investindo de vez na tecnologia da fibra de carbono, já desenvolvida nos projetos do i3 e i8. A peça principal é um conjunto de rodas ultra-leves, com os aros totalmente em fibra de carbono.
A ideia veio do gerente de construção da BMW , Franz Storkenmaier . Depois de desenvolver um novo sistema de industrialização de fibra de carbono para a ” i”, sub- marca da BMW , agora ele foi encarregado de encontrar outros usos para suas patentes. Entre as coisas que sua equipe tem desenvolvido estão: uma roda de fibra de carbono de direção completa, uma de uma peça do eixo da hélice de fibra de carbono para o BMW X5 e um novo composto de plástico – carbono, que é leve e forte, feito a partir de resíduos de produção i3 .
A BMW também desenvolveu uma roda híbrida de fibra de carbono / liga de alumínio, com raios de liga leve e um aro de fibra de carbono. E agora eles só têm de convencer os reguladores europeus de que eles são fortes o suficiente para andarem seguros nas ruas.
“Nós economizamos 25 por cento em peso em comparação com uma roda de alumínio forjado com a roda híbrida e outros 10 por cento se é completamente carbono”, disse Storkenmaier . “As rodas de fibra de carbono são muito resistente a danos “, continua ele.
“Nós somos o primeiro fabricante de automóveis a utilizar fibra de carbono em escala industrial . Agora somos capazes de usar a sobra da produção convencional em escala industrial, também”. Para enfatizar seu ponto de vista , a BMW mostrou uma estrutura de painel completa, complexa e inteiramente feita de uma moldagem da fibra de carbono. “Nós desenvolvemos um porta- instrumento deste material e que poderia substituir o magnésio numa economia de peso de cerca de 20 por cento. A fibra de carbono é um material caro para trabalhar, mas se você estiver usando os resíduos de produção, é mais barato, e é assim que podemos posicioná-lo como um concorrente do magnésio. “