Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Diretores Lojistas mostra que 8 em cada 10 brasileiros estão dispostos a adotar alguma forma de consumo compartilhado no seu dia-a-dia.
O número de adeptos à modalidade já é 20% maior que no ano passado.
Entre os que já aderiram, os consumos mais comuns são as caronas para ir ao trabalho, faculdade ou viagens.
Mais de 4 a cada 10 pessoas já usaram pelo menos uma vez esse sistema de transporte.
Na sequência, cerca de um terço das pessoas já experimentou o aluguel de casas por temporada ou a locação de roupas.
Quase 100% dos entrevistados dizem que a modalidade traz vantagens; entre elas, a economia de dinheiro e a redução do consumo em excesso.
Adepta à modalidade, a diretora de arte Débora Lopes concorda.
“Eu acho mais sustentável financeiramente para o seu bolso e para o meio ambiente também. São menos coisas descartadas. Tem um impacto sócio-ambiental bem legal.”
As modalidades de consumo colaborativo com maior potencial de crescimento, ou seja, que mais pessoas dizem que podem experimentar no futuro, são: o coworking, escritórios para trabalho compartilhado, seguido do compartilhamento de brinquedos e a hospedagem de animais de estimação.
Em média, 6 em cada 10 pessoas dizem que gostariam de experimentar ao menos um desses serviços.
Por: Eliane Gonçalves (EBC)