Home / Revista / Edição do Mês / Destaques da Edição do Mês / Cadillac XT5 – Um americano de estilo marcante

Cadillac XT5 – Um americano de estilo marcante

Pioneira no lançamento de veículos utilitários esportivos, com a Chevrolet Suburban, a General Motors oferece uma ampla gama de modelos, tanto nos Estados Unidos como em outros países onde opera. Divisão de veículos de luxo da GM, a Cadillac não fica fora da tendência e, além de seis modelos de carros, oferece dois de SUVs: o grandalhão Escalade e o XT5, novo modelo que substitui o SRX.

Como você já deve ter lido nas nossas reportagens, os SUVs médios são os mais vendidos em todo o mundo e é nessa categoria que se enquadra o XT5, embora para os padrões brasileiros ele seja considerado um modelo grande.

 

Classificado pela Cadillac como um “crossover”, o XT5 é o primeiro a ser lançado entre os quatro programados pela marca a curto prazo, que também levarão a designação XT, que significa Crossover Touring.

Projetado de acordo com as últimas tendências, ele se destaca pela construção em materiais leves, que melhora a performance e reduz o consumo de combustível, e pela nova estrutura, que aliada ao design permite aumentar o espaço interno sem implicar em aumento de volume.

Segundo a Cadillac, o XT foi projetado “de dentro para fora”, com foco nos ocupantes, de forma a oferecer mais espaço, mais tecnologia, mais luxo e mais eficiência no consumo de combustível.

O modelo tem como alvo outros SUVs de luxo como o Audi Q5 e o Mercedes-Benz GLE, por exemplo, oferecendo vantagens como menor peso, maior espaço interno e mais conforto para os ocupantes.

Visual diferenciado

O ponto que chama mais atenção é o visual. Num mercado em que a maioria dos SUVs adota linhas fluidas e visual mais light, a Cadillac preferiu investir em linhas mais retas e agressivas para o XT5, no entanto sem abrir mão da harmonia. Com caixas de rodas explorando ao máximo a largura do novo SUV, fica clara a intenção dos designers da Cadillac em privilegiar o espaço interno.

Veja nas fotos a posição do eixo traseiro, quase na extremidade do veículo. Aqui e ali detalhes remetem ao Escalade, irmão maior e mais velho, mas não abrem mão da personalidade própria. O novo SUV é oferecido em quatro opções de acabamento. Além da padrão, estão disponíveis as versões Luxo, Luxo Premium e Platinum. Essa última, que já era oferecida nos carros da Cadillac, é oferecida pela primeira vez num SUV da marca. Com isso o preço de tabela sugerido varia de 39 mil a 62 mil dólares.

Interior refinado

Não foi só no visual externo que a Cadillac caprichou. Por dentro, o XT5 deixa evidente que seus designers sabem que o dono de um “Caddy” não deseja só presença, mas muito conforto, espaço e refinamento, aliado à tecnologia de ponta. O acabamento interno oferece uma grande variedade de materiais e combinações para que o proprietário possa ter um veículo que se aproxime ao máximo da sua personalidade: são nada menos que cinco opções de acabamento, incorporando materiais como couro, fibra de carbono, três tipos de madeira de verdade e dois tipos de alumínio.

No quesito de equipamentos, além de itens que já se tornaram padrão para SUVs de luxo, o destaque do XT5 é um inovador retrovisor com tela LCD, que incorpora câmara de ré cuja imagem é processada eletronicamente, removendo do resultado final passageiros que estejam do banco traseiro, as colunas e o teto, como se o motorista estivesse olhando para trás pelo vidro traseiro. O sistema multimídia é um Bose Studio Surround dotado de 14 alto-falantes.

Para permitir que cada proprietário personalize ainda mais o seu XT5, a Cadillac oferece uma grande variedade de acessórios, como um elemento que oculta o engate traseiro, pintado na cor da carroceria; estribos; suportes para tablets na parte traseira dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e fones sem fio de dois canais com a opção de sistema de cancelamento de ruídos.

Completam a lista diversas opções de acessórios para fixação de cargas, desde os mais tradicionais até os que aproveitam os bem sacados trilhos instalados no assoalho da área de carga.

 

Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo