Vender calotas pode ser um bom negócio para lojas de som e acessórios automotivos. É uma maneira de aproveitar a presença do carro do cliente na loja para vender mais um acessório, elevando o valor do ticket médio.
Mesmo os lojistas especializados em som automotivo poderiam tirar vantagem da venda de calotas, pois se trata de um tipo de produto de baixo custo, de instalação fácil e rápida e que permite praticar preços com margens recompensadoras, afirma Fábio Menezes Furtado, Gerente de Vendas da Calotas Podium.
Ele complementa que o mesmo vale para os distribuidores, que têm muito a ganhar ao oferecerem calotas para seus clientes, já que os lojistas sempre estão em busca de novidades e de oportunidades de aumentar as suas vendas.
Investindo na conquista do mercado de acessórios
A empresa vem fazendo um cuidadoso trabalho de conquista de mercado, adotando uma política comercial séria, garantindo uma entrega rápida e investindo no fornecimento de produtos diferenciados pela qualidade e pelo design.
Apesar de ter sido fundada em novembro de 2013, a Podium se beneficia de mais de 20 anos de expertise no mercado de calotas acumulados pelo seu fundador, Márcio Furtado, pai de Fábio, que atua no segmento desde o início da década de 90, primeiro como representante e mais tarde como distribuidor e industrial.
Fábio trabalhou com o pai desde a adolescência, primeiro ajudando na entrega de calotas e depois nas vendas, visitando lojistas da Grande São Paulo e do Interior do Estado de São Paulo. Foi visitando clientes com ele que Fábio aprendeu a vender, demonstrando aos lojistas como calotas são um produto de venda fácil e alto giro.
Depois de construir um grupo industrial especializado em produtos plásticos, Márcio resolveu tirar partido do conhecimento adquirido e do bom relacionamento com grande número de compradores e criou a Calotas Podium, que já entrou no mercado com uma linha muito grande e em poucos anos conquistou 45% do mercado nacional de calotas.
Hoje, o grupo atua no mercado de acessórios automotivos, de móveis plásticos e de caixas industriais, somando 400 funcionários, com fábricas em São Paulo e em Curitiba. Embora compartilhe as fábricas, cada segmento tem sua própria marca e equipes comerciais especializadas.
Receita para crescer
Segundo Fábio, a receita para o sucesso da empresa está em “trabalhar justo, com produto de extrema qualidade, serviço de excelência e preço justo”. O constante investimento em novidades também é um diferencial importante. A empresa, que já tem a maior linha de produtos do mercado, lançou uma calota esportiva diferenciada durante o ENAN e vai lançar mais 60 modelos ainda em maio.
Ele confidencia que está desenvolvendo um produto “especialíssimo”, que deve ser lançado ainda no primeiro semestre com um grande investimento em divulgação. Sem revelar o segredo, ele só adianta que é um modelo revolucionário, diferenciado de tudo o que já foi feito até agora em termos de calotas no Brasil.
De acordo com o Gerente de Vendas da Podium, as calotas da empresa têm qualidade superior, design mais próximo das originais (98% iguais às calotas originais), são fabricadas com matrizes (moldes) importadas, têm pintura perfeita e utilizam embalagem de qualidade superior, que protegem melhor os produtos e têm comunicação visual específica para destacá-los nos pontos de venda.
Atualmente, a Calotas Podium conta com um leque de produtos de aproximadamente 500 códigos, o que considerando diferentes opções de cores oferecidas significa ao redor de 400 produtos.
Os lançamentos são distribuídos durante todo o ano, acompanhando os novos lançamentos e atualizações de modelos feitos pelas montadoras. A empresa tem uma linha de calotas de reposição, com modelos similares aos originais, e uma esportiva.
Política comercial séria é muito importante
Fábio faz questão de deixar claro a importância da política comercial adotada, que reflete o absoluto respeito aos distribuidores, atacadistas e varejistas. Ele lembra que é importante que a estrutura de preços seja muito bem administrada, de forma a garantir que, enquanto permaneça competitiva, a empresa possa se manter financeiramente saudável, com fôlego para investir, para manter uma verba para publicidade e eventos e para fazer coisas diferentes que ajudem a estimular o mercado.
Essa cultura permeia toda a equipe comercial. Segundo ele, os distribuidores têm maior confiança num fornecedor que tem uma política comercial séria e uma postura firme, independente de qual seja o cliente.
Excelência de atendimento
Detalhando o que significa “excelência no atendimento” na sua empresa, o gerente de vendas da Podium destaca que isso vai muito além de atender bem o cliente e de garantir a entrega de cada pedido em até dez dias úteis.
A postura se revela a partir do cuidado que é dedicado aos novos clientes: antes de começar a trabalhar com um novo distribuidor ou atacadista, ele e a sua equipe elaboram um projeto de comercialização personalizado, que leva em conta as características do cliente e o mercado no qual ele atua.
“O nosso cliente tem a vantagem de contar com uma linha completa de calotas, que atende à maioria dos modelos da frota nacional e supera em mais de 180 itens a oferta do concorrente mais próximo”, destaca o gerente de vendas da Podium, fazendo questão de destacar que calota não é produto “de briga”, mas um acessório que valoriza o veículo do consumidor e permite que o lojista aumente facilmente o seu ticket médio e a sua margem de lucro.
Perspectivas e novidades
Fábio revela que, apesar do momento não favorecer novos investimentos, a Podium tem os olhos no futuro e está desenvolvendo diversos projetos, preparando o lançamento de novos produtos e investindo em um novo catálogo, entre outras novidades. Como muitos consumidores passaram a controlar mais os seus gastos, a tendência é de que eles prefiram gastar em calotas em vez de encararem o custo de instalar um jogo de rodas de liga leve.
Mesmo quem compra um carro zero quilometro tende a comprar um modelo mais básico e personalizá-lo com calotas. E quem não instala calotas porque o carro já tem uma, dentro de algum tempo pode precisar substituí-las.
Ao mesmo tempo, o mercado de seminovos e usados, que costuma consumir muitas calotas, está mais aquecido que o de veículos novos. Ao colocar um carro usado para vender, muitas lojas trocam suas calotas para melhorar a sua aparência.
Em função disso, no momento a Podium ainda não viu queda de vendas, mas ascensão. Além disso, a empresa já exporta suas calotas para a Argentina, o Uruguai e o Paraguai e está investindo na abertura de novos mercados.
Ponta firme
A empresa quer ser vista como uma empresa “ponta firme”, que está do lado de seus distribuidores, que adota e segue fielmente uma política comercial séria e consistente, que não prostitui o seu produto, que respeita a cadeia, que é de confiança, que só tem produtos de qualidade, que não adota práticas prejudiciais aos seus clientes.Reforçando essa ideia, participou do ENAN pela primeira vez, em 2016.
“Hoje temos o alicerce da marca, um trabalho comercial muito sério e estamos sempre focando na qualidade”, explica Fábio, que ressalta que o distribuidor ou atacadista que compra da Podium pode ter certeza de que vai receber um produto bom, entregue num prazo adequado, por um preço justo.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
vc tem o endereço de email ou telefone da frabica pra contato
Tenho uma oficina de alinhamento e balanceamento como como fazer para revender calotas e assesorios
Gostaria de fazer uma compra
Tenho uma empresa
Garagem auto som e acessórios
Como faço para me cadastrar
gostaria de representar essa empresa no estado da Bahia
nicio.vendas@gmail.com
joseniciovendas21@gmail.com