Aceleramos o icônico SUV elétrico que tem 400cv e 400km de autonomia com acabamento premium e emoção de carro esportivo
Para quem ainda torce o nariz diante dos carros elétricos é bom lembrar que todas as marcas premium presentes no país oferecem versões eletrificadas dos seus principais crossovers. É o caso do icônico I-Pace que reserva o estilo marcante da tradicional casa inglesa seguindo as linhas do felino presentes no crossover que adota somente motor elétrico.
Começa pelo visual clássico e arrojado. A dianteira é equipada com uma grade destacada em preto brilhante e conjunto óptico Full-LED. As linhas laterais parecem deixá-lo ainda maior e mais largo com destaque para o entre-eixos. As rodas aro 22” tem desenho exclusivo e visual escurecido. A coluna C tem linha descendente que destaca o estilo cupê do I-Pace. A traseira tem um grande logo da marca e lanternas afiladas também em LED.
Itens de série do crossover
Por dentro os consumidores da marca se sentirão à vontade diante do crossover elétrico. No interior além do excelente acabamento refinado como um bom carro inglês já é possível ver um grande painel com quadro de instrumentos totalmente digital com 12,3 polegadas. Já na multimídia, há duas telas; uma grande de 10 polegadas para comandar os sistemas de entretenimento e segurança e outra menor de cinco polegadas para comando de bluetooth e ar-condicionado. Os bancos em formato de concha tem aquecimento e resfriamento e o câmbio adota um seletor por botões. O ponto “negativo” fica por conta do teto de vidro que não tem a opção de tela para fechar e pelo fato de não oferecer Android Auto e Apple CarPlay no entretenimento nem mesmo carregador de celular por indução.
O espaço interno é outro diferencial do I-Pace; são 4,68m de comprimento e 2,99m de entre-eixos e com o túnel central rebaixado onde os passageiros ficam bem acomodados no banco traseiro.
100% eletrificado
O Jaguar I-Pace conta com quatro motores elétricos. Dois são instalados na dianteira e outros dois na traseira atuando com tração integral controlada eletronicamente. Juntos a soma de potência é de 400cv com 70,79kgfm de torque digna de um esportivo. Como todo o carro elétrico a relação de transmissão é fixa e não tem troca. O carro vai de 0 a 100km/h em menos de cinco segundostransmitindo emoção e silêncio a bordo. Na prática o I-Pace tem desempenho de esportivo, espaço de carro familiar e corpo de crossover para seguir a onda dos carros com perfil elevado.
No dia a dia o I-Pace apresenta um bom conforto com suspensão ajustada para a cidade onde o carro tira boa nota ao passar por buracos ou imperfeições nas vias. Já as suas mais de duas toneladas vão bem distribuídas com 50% no eixo dianteiro e 50% no eixo traseiro. O resultado, apesar da sensação de “peso” na direção é um carro bem calibrado e esportivo com perfeita absorção de imperfeições nas ruas.
A vida a bordo é confortável com comandos simplificados nos painéis com interface elegante da multimídia. O carro ainda tem controle de Cruzeiro adaptativo, alem de controle de estabilidade e tração permanente integra, controle de inclinação da carroceria entre outros itens.
Em termos de recarga vale a pena ter em casa o wallbox que permite as recargas em amperagem alta reduzindo o tempo. No entanto, com tamanha autonomia, fica viável ter o I-Pace em uma grande cidade e fazer, eventualmente, viagens onde se sabe onde estará o carregador mais próximo.
Preço e concorrentes
O Jaguar I-Pace é vendido no país nesta versão porR$ 508.950 e tem como concorrentes diretos o Mercedes-Benz EQC400 e o Audi e-tron Sportbackde estilo cupê como o crossover inglês.