Home / Veículos / Carros / Carros importados da Europa terão imposto reduzido ao entrar no Brasil: veja

Carros importados da Europa terão imposto reduzido ao entrar no Brasil: veja

Redução de 50% no imposto de importação só foi possível graças a um acordo entre Mercosul e União Europeia

Atualmente o Brasil tem acordos de redução de impostos com o México e Argentina

Os carros importados da Europa irão pagar metade dos impostos de importação para ingressar no país. A nova alíquota de 17,5% irá valer para uma quota de 32 mil veículos por ano graças ao acordo estabelecido entre Mercosul e União Europeia em julho de 2019 e que foi dividido em fases. Todavia, a empresa que trouxer mais do que 32 mil automóveis pagará 35%, o valor normal, em impostos. A medida não é válida para os modelos trazidos dos Estados Unidos, Japão e China nem para modelos da Argentina e México com os quais já existe um acordo específico. A informação sobre o acordo foi divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil.

Empresa que trouxer mais do que 32 mil automóveis pagará 35%

Essa nova tarifa valerá para os próximos sete anos, e corresponde a uma primeira fase do acordo assinado pelos dois blocos e incluem gigantes da indústria automobilística como Alemanha, França e Inglaterra e os mercados sul-americanos incluindo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Nova tarifa valerá para os próximos sete anos

Entenda o acordo
Em julho de 2019 o governo federal celebrou um novo acordo com a União Europeia que prevê a redução de barreiras tributárias entre o Mercosul e o Velho Continente. O documento do Itamaraty detalhou ações de troca de tecnologia, exportação e importação de produtos dentro do segmento automotivo dividido em fases.

Documento do Itamaraty detalhou ações de troca de tecnologia, exportação e importação de produtos

Na prática, modelos das marcas Mercedes-Benz, Audi, Volvo, BMW e Porsche além de casos específicos como o Nissan Leaf produzido na Inglaterra, Peugeot 3008 e 5008 fabricados na França assim como Renault Zoe são alguns dos modelos que podem ficar mais competitivos com o novo acordo.

Outros países sul-americanos também receberam carros da Europa com redução de alíquota

Além disso, outros países sul-americanos também receberam carros da Europa com redução de alíquota porém de maneira proporcional ao seu próprio mercado interno. A Argentina terá quota de 15,5 mil, o Uruguai de 1.750 e o Paraguai de 750 carros por ano.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de julho, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo