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CES 2015, vitrine de tecnologia automotiva de ponta

A multimidia e a comunicação têm destaque no concept F 015 da Mercedes-Benz, apresentado na CES 2015

A multimidia e a comunicação têm destaque no concept F 015 da Mercedes-Benz

Como o nome indica, no começo o CES – Consumer Electronics Show era uma feira dedicada a produtos eletrônicos destinados ao consumidor final, como televisões, equipamentos de vídeo e som domésticos, computadores, tablets, games, telefones celulares e para linhas fixas, eletrodomésticos e assim por diante.

Como principal feira com esse foco nos Estados Unidos, maior mercado de consumo do mundo, em pouco tempo o CES se transformou no maior evento desse setor em todo o mundo, atraindo a Las Vegas não só milhares de compradores de redes de varejo e atacado como executivos e jornalistas.

Farol laser em um dos carros da BMW na CES 2015

Farol laser em um dos carros da BMW

A quantidade e a qualificação dos jornalistas e formadores de opinião do mundo inteiro que visitam a feira a tornaram uma importantíssima vitrine para lançamentos de produtos, principalmente os mais inovadores e relacionados à tecnologia.

A justificativa para isso é bastante simples: nos salões de automóveis a concorrência é grande e as atenções estão focadas muito mais em lançamentos e em estilo, além de direcionadas a vendas.

O CES oferece um público extremamente qualificado de jornalistas e formadores de opinião, além de muito menos concorrência e a imagem de ser um espaço no qual tudo o que há de mais moderno e avançado está presente.

Painel apresentado pela Visteon na CES 2015, com extenso uso de HUDA e telas multimidia

Painel apresentado pela Visteon na CES 2015, com extenso uso de HUDs e telas multimidia

Depois de tímidas experiências no princípio, hoje as maiores montadoras de automóveis adotaram o CES como parte integrante do seu calendário de atividades promocionais para apresentarem as suas novidades em tecnologia e as suas pesquisas.

A feira reúne hoje um grande número de importantes montadoras, tais como Audi, BMW, Chrysler, Ford, General Motors, Hyundai, Jaguar-Land Rover, Mercedes-Benz, MINI, Porsche, Tesla, Toyota e Volkswagen, além de seus fornecedores e empresas de equipamentos de som e acessórios automotivos, mostrando os seus últimos avanços em tecnologia.

Compartimento para carregamento indutivo (sem fios) de smartphones, proposta da Audi na CES 2015

Compartimento para carregamento indutivo (sem fios) de smartphones, proposta da Audi na CES

O volume é tão grande que muitos visitantes e jornalistas chegam a brincar dizendo que a CES deveria significar “Car Electronics Show”, tal o volume de stands relacionados a veículos e seus componentes e acessórios.

Afinal, o diretório do Consumer Electronics Show deste ano listava nada menos que 406 expositores com produtos relacionados à eletrônica automotiva e 420 expositores do segmento de equipamentos de som e acessórios automotivos.

Os maiores destaques nesses segmentos foram os carros autônomos, carros com aplicativos que permitem controle à distância, sistemas avançados de estacionamento, sistemas avançados de infotainment, som automotivo com ajustes para múltiplas zonas, faróis laser e lanternas OLED, comando de funções por gestos, automação veicular e carregamento indutivo de veículos.

Tecnologia em dose cavalar

A Hyundai mostrou um aplicativo qe controla funções do carro usando smartphones ou relógios inteligentes

A Hyundai mostrou um aplicativo qe controla funções do carro usando smartphones ou relógios inteligentes

Em resumo, os carros vão chegar com cada vez mais tecnologia embarcada. Por isso mesmo, fizeram sucesso no SEMA 2014 os chips Snapdragon da Qualcomm e Tegra X1 da NVidia, de 64 bits, nada menos que oito núcleos e especialmente desenvolvido para uso veicular. São chips mais potentes que os de muitos computadores e smartphones.

Em termos de infotainment e som automotivo, os lançamentos mais badalados do CES2015 foram os sistemas com a plataforma Android Auto, que chega para competir com a Apple CarPlay e as tecnologias Individual Sound Zones e HALOsonic, da Harman, que permitem criar zonas separadas de som para cada ocupante do carro, sem interferência ou necessidade de fones de ouvido.

Com um aplicativo, os smart watchs (relógios inteligentes) podem comandar muitas funções de um carro

Com um aplicativo, os smart watchs (relógios inteligentes) podem comandar muitas funções de um carro

Entre os gadgets, os relógios inteligentes ou conectados chegaram com força e estavam presentes em diversos stands, inclusive de montadoras, que os usaram para abrigar aplicativos que permitem ativar e controlar muitas funções de veículos à distância.

Apesar do esforço das montadoras americanas, notadamente da Ford, que lançou sua nova plataforma Sync3, agora com tecnologia Blackberry, foram as estrangeiras que chamaram mais a atenção, como no caso da Audi, da BMW, da Mercedes-Benz e da Hyundai.

Tela do Sync 3 apresentado pela Ford no CES 2015

Tela do Sync 3 apresentado pela Ford no CES

Algumas extrapolaram as dezenas de novidades apresentadas nos stands oferecendo demonstrações práticas na área externa dos pavilhões. Com isso, provaram que muitas dessas novidades podem estar muito próximas das linhas de produção.

Computador sobre rodas?

Painel de veículo apresenbtado pela Audi na CES 2015

Painel de veículo apresenbtado pela Audi no CES 2015

A Audi foi mais longe e equipou um A7 com um sistema de condução autônoma (sem motorista), convidou jornalistas para viajarem como passageiros e fez uma viagem de dois dias e 900 km, desde Palo Alto, nas proximidades de San Francisco, até a feira, em Las Vegas.

A BMW foi uma das que mostrou muitas novidades, desde sistemas automáticos anti-colisão a um aplicativo para relógios eletrônicos que permite controlar inúmeras funções de um carro, inclusive estacioná-lo e fazer que ele procure o motorista no estacionamento.

Controle de funções por gestos, proposta da BMW na CES

Controle de funções por gestos, proposta da BMW no CES

Controle de funções por gestos, carregamento indutivo (sem fios) de veículos elétricos e iluminação veicular com painéis orgânicos OLED foram outros destaques no seu stand.

A Hyundai chamou a atenção com o seu Blue Link, baseado na plataforma Android Auto, que integra toda uma série de funções do veículo, inclusive partida, alarme, travas, faróis, buzina e GPS, permitindo que possam ser ativados (ou desativados) a partir de um relógio inteligente.

A Hyundai mostrou um aplicativo qe controla funções do carro usando smartphones ou relógios inteligentes

Esta proposta da Hyundai no CES usa um grande painel multifunção no console

Outra novidade da montadora coreana é o Display Audio, um sistema de infotainment que não usa players ou GPS, mas só o smartphone do usuário, que é integrado ao carro e permite reproduzir músicas, fazer chamadas, mandar mensagens e usar aplicativos de navegação usando o display multimídia ou comandos de voz.

A Mercedes-Benz apresentou um concept car futurista, o F 015, que propõe um carro autônomo futurista que usa e abusa de novas idéias e tecnologias. Como o motorista não precisa dirigir, os assentos dianteiros giram 180 graus, criando um verdadeiro lounge sobre rodas.

A Audi mostrou uma interação cada vez maior dos smartphones com os sistemas dos veículos

A Audi mostrou uma interação cada vez maior dos smartphones com os sistemas dos veículos

Já a Volkswagen, além de dois concepts baseados no Golf que incorporavam diversas funções ativadas por gestos, apresentou duas opções de sistemas de infotainment que serão oferecidas em seus carros ainda este ano: a sua MIB II e a MirrorLink, que integra as plataformas Apple CarPlay e Android Auto e ainda permite que os aplicativos do smartphone sejam exibidos na tela multimídia com o mesmo layout que o usuário está acostumado no seu smartphone.

A Audi mostrou uma interação cada vez maior dos smartphones com os sistemas dos veículos

Aproveitando o sistema que fria uma rede de wi-fi interna, a Audi mostrou tablets para os ocupantes do banco trseiro

A Jaguar-Land Rover exibiu o Driver Monitor System, desenvolvido em parceria com a Intel e a Seeing Machines, que identifica sinais de cansaço e distração nos olhos e rosto do motorista, mesmo que ele esteja usando óculos de sol e reage, enviando alertas e preparando medidas corretivas que podem ir até ativar os freios do veículo por conta própria.

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