Nada será como antes.
Este é o slogan de apresentação do novo Corvette.
Batizado pela GM de Corvette Stingray, o lançamento homenageia o clássico Stingray, até hoje um dos modelos mais reverenciados da trajetória cinquentenária do esportivo da Chevrolet. E a expectativa deste modelo é ainda mais alta, se tornar o mais poderoso de todos os tempos.
O lançamento será produzido na planta de Bowling Green, em Kentucky, que recebeu investimentos de 131 milhões de dólares para receber a linha de montagem do modelo. Deste volume, cerca de 52 milhões de dólares foram aplicados na área de carroceria, responsável por fabricar a inédita estrutura de alumínio.
De fato o novo Corvette é novo mesmo. Em comparação com o modelo anterior, só mesmo dois componentes agregando um novo chassi e novas tecnologias de apoio à condução, assim como um design exterior e interior renovado.
Renovações
O exterior destaca um estilo futurista, o que é bem diferente das versões anteriores. A frente tem faróis com LEDs e uma tomada de ar central no para-choque. ‘É mais do que um simples esportivo. “É um design mais globalizado, que segue as raízes do Corvette, mas trazendo evoluções em vários aspectos”, afirma, Ed Welburn, vice-presidente de design da General Motors. Realmente, alguns detalhes deixam evidente que se trava de um Corvette, caso das entradas de ar laterais. Mas algumas marcas registradas do modelo foram deixadas de lado neste lançamento como as lanternas redondas, substituídas por um conjunto único, que remete ao Camaro.
Já o interior inclui peças em fibra de carbono, alumínio e couro, duas opções de assentos – em ambos os casos com estrutura de magnésio leve para suporte – além de telas sensíveis ao toque de 8” colocadas no console central, que são parte do sistema de entretenimento.
Tecnologia
Seguindo tendência mundial, o novo Corvette traz as últimas tecnologias aplicadas, como: injeção direta de combustível, desativação de cilindros e válvulas com tempo de abertura variável. É possível mudar o som emitido pelas saídas de escape e escolher entre cinco modos de condução, mudando 12 atributos do carro, incluindo as respostas de direção, transmissão e suspensão, para torná-lo apropriado a um passeio na cidade ou para se divertir em uma pista fechada.
Sem falar de uma nova caixa de transmissão manual de sete velocidades, com o sistema Active Matching Rev – que antecipa as seleções de engrenagem e ajusta com a rotação do motor para que a troca seja perfeita. O Corvette 2014 pode ser adquirido, também, com a transmissão automática de seis marchas com seletores de troca manual atrás do volante.
Motorização
O novo motor 6.2 V8 oferece 450 cv à disposição do motorista, com torque máximo de 62,2 mkgf. Segundo a GM, possui um conjunto motriz que é capaz de acelerar o novo esportivo de 0 a 100 Km/h em menos de 4 segundos, e o conjunto dinâmico permite um nível de aderência em curvas superior a 1 g, além de ser mais econômico que o modelo atual, que tem média EPA de 11,05 Km/l de gasolina.
Diferenciais
Além de toda esportividade nata do Corvette, o consumidor que ainda assim não estiver satisfeito terá a disposição um pacote oferecido pela montadora que inclui: diferencial de deslizamento limitado, novos freios, sistema de refrigeração do diferencial e da transmissão e novo kit aerodinâmico, que promete melhorar a estabilidade do veículo.
O carro conta ainda com materiais leves em sua construção, como um capô e o painel de teto removível em fibra de carbono; portas e painéis traseiros; painéis inferiores em compostos de carbono-nano e um novo quadro de alumínio que desloca o centro de peso para a traseira permitindo uma distribuição ideal de 50/50 entre os eixos dianteiro e traseiro.
Por Denise Andrade
Fotos: Divulgação