Novidade será baseada no Tracker e deve ter motor 1.2 turbo
A Chevrolet irá fabricar uma nova picape “anti” Fiat Toro no complexo industrial de São Caetano do Sul, na grande São Paulo. Como essa planta não tem linha de produção da S10, tudo indica que a novidade seja a nova geração da Montana, que terá a plataforma GEM, do SUV Tracker. Além disso, a novidade deve compartilhar o motor 1.2 turbo do crossover. Para tirá-la das pranchetas de projeção a montadora investiu R$ 10 bilhões para renovação da gama de produtos e para o desenvolvimento de novas tecnologias.
“O modelo chegará para complementar a linha de picapes Chevrolet, além disso, vai estrear um conceito completamente inovador para a marca no segmento de veículos utilitários”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
Segundo a empresa, a picape ainda é desenvolvida pela equipe de engenharia e seguirá o padrão das atuais gerações do Onix, Onix Plus e Tracker. O modelo deve ser equipado com motor 1.2 turbo de 133 cv e torque de 21,4 kgfm quando abastecido com etanol e de 132 cv e torque de 19,4 kgfm quando abastecido com gasolina. A transmissão deve ser automática de seis velocidades.
Fábrica de São Caetano do Sul
A Chevrolet já prepara o complexo de São Caetano do Sul para fabricar a nova picape. Para minimizar impactos, a empresa irá fazer por etapas, sendo que a primeira fase começará nas próximas semanas.
“Adicionar um produto totalmente novo numa linha de montagem ativa é sempre uma jornada complexa, principalmente diante dos desafios tecnológicos que o projeto impõe. Até por isso a preparação da fábrica será executada em diversos estágios, que levarão meses cada um deles”, calcula Luiz Carlos Peres, vice-presidente de Manufatura da GM América do Sul.
A novidade também será exportada para outros mercados sul-americanos e outras regiões.
Concorrentes
A nova picape da Chevrolet ainda não estreou, mas já tem a dura tarefa de bater a Fiat Toro, que recentemente foi atualizada e, também, é a líder do segmento. Além dela, o mercado brasileiro pode receber a nova Ford Maverick, que já foi flagrada diversas vezes em testes nos Estados Unidos e terá produção no México, país que tem acordos econômicos com o Brasil.
O carro também pode enfrentar a nova Santa Cruz, que já foi lançada no mercado norte-americano. Também é importante lembrar que a Volkswagen terá um modelo deste porte chamado de Tarok, que utilizará a plataforma MQB. Além disso, a Renault Oroch Duster também deverá passar por renovação.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de maio, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.