Uma das frases que costumamos escutar com mais frequência é que, na hora de comprar equipamentos de som e acessórios automotivo, os clientes brasileiros só estão interessados em preço.
De acordo com o que dizem muitos lojistas, todo mundo quer qualidade, tecnologia chama a atenção, mas “na hora do vamos ver”, é o preço que leva os clientes a se decidirem.
Será que é isso mesmo e só existe um tipo de consumidor no Brasil inteiro? Independente de qual seja a sua classe social, o carro que possui, a região e a cidade onde ele mora, ou isso seria uma generalização?
O bom senso nos diz que não é bem assim e uma observação mais de perto no comportamento de clientes de lojas especializadas que decidiram focar em um público mais qualificado confirma que, embora não sejam maioria, existem consumidores que priorizam qualidade, tecnologia e marca, deixando o preço em segundo plano.
A linha de acessórios originais oferecida pela BMW do Brasil para o novo SUV X3, modelo que desde março está à venda no Brasil nas versões xDrive30i X Line (R$ 309.950) e M40i (R$ 397.950), ajuda a confirmar essa constatação.
Com preços que variam entre R$ 161, para uma tampa de válvula para pneu, até R$ 14.350 para um engate elétrico, os acessórios com a marca BMW podem ser encontrados na rede de concessionárias autorizadas da marca em todo o país.
A lista de acessórios para a parte externa abrange itens como rack de teto, vendido por R$ 2.325; bagageiro de 520 litros com preço de R$ 11.317, suporte de bicicleta traseiro para até duas bicicletas, por R$ 5.102; projetor de LED para a parte de baixo das portas, projetando a letra X no solo, por R$ 1.003; e tampa de válvula para pneu, por R$ 161 cada.
Para o interior do veículo, a lista de acessórios do BMW X3 é mais ampla, com itens como capa para chaves, vendida por R$ 252; proteção para banco traseiro, por R$ 966; tapete para o porta-malas, por R$ 1.383; jogo de tapetes de borracha, por R$ 1.471; bolsa organizadora para encosto de banco, por R$ 707; suporte universal para tablets, por R$ 1.086; cabide, por R$ 812; suporte para smartphone, por R$ 1.008 e adaptador USB, por R$ 255.
A julgar pelos valores divulgados pela BMW, definitivamente os clientes dessas concessionárias não estão só interessados em preço!
Estes produtos e os respectivos preços servem como prova de que o mercado é muito maior e mais complexo do que se pode imaginar, com espaço para muito mais do que produtos cujo ponto forte está no preço mais acessível.
Vale a pena deixar de lado conceitos preconcebidos e avaliar com cuidado qual tipo de produto ou mix de produtos é o mais adequado para a sua loja.
Além de produtos baratinhos (e que costumam ter pouca margem), também existe espaço para se vender produtos diferenciados, de qualidade, com tecnologia de ponta, de marcas reconhecidas e também de griffe.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação