Home / Revista / Edição do Mês / Destaques da Edição do Mês / Compactos de luxo: novos Mercedes GLA e GLB 35 AMG

Compactos de luxo: novos Mercedes GLA e GLB 35 AMG

Revista AutoMOTIVO testa a dupla equipada com motor 2.0 turbo de 307cv e lista completa por preço salgado de série

GLA tem apelo mais esportivo e grade dianteira com faixas verticais

Há cerca de 15 anos carro esportivo era significado de motor V6, V8 ou V12 com duas turbinas e rendimento entre 300 e 400cv. Com a tecnologia passamos a nos acostumar com o chamado “downsizing” que significa o uso de motores menores e mais eficientes no consumo e desempenho. Fruto dessa expressão a Mercedes Benz lança no país os SUVs GLA e GLB 35 AMG que são versões esportivas dos seus modelos compactos em versões de cinco e sete lugares. Além do visual aprimorado pela proposta esportiva, a dupla chega com uma fórmula mecânica interessante. Até o momento os dois modelos eram oferecidos com o motor 1.3 turbo de 163cv e agora, melhores e bem mais caros, ganham o motor 2.0 turbo aliado a uma transmissão de dupla embreagem de oito marchas e tração integral 4Matic.

GLB tem visual mais classudo com linhas retas

O anúncio foi feito no início de março e agora a marca da estrela começa a entregar as primeiras unidades. A revista AutoMOTIVO testou a dupla dias antes do lançamento em um autódromo no interior paulista.

Diferentes das versões com motor 1.3, os modelos com assinatura AMG tem sua identidade própria. No GLA a proposta do crossover de cinco lugares é mais esportiva com a grade de faixas verticais, a “asa A” do para-choque com novo desenho mais agressivo, dupla saída de escapamento, frisos laterais exclusivos e rodas raiadas de 21 polegadas que guardam os amplos discos de freio de 330mm na dianteira e 320mm na traseira.

GLA tem traseira tem desenho agressivo com dupla saída de escapamento

Já o GLB mantém seu visual mais classudo com linhas mais retas e farois menos afilados. A grade vertical segue a mesma receita assim como os frisos laterais, os racks de teto e a traseira de corte retilíneo com lanternas maiores. Por dentro, além do volante AMG, tem bancos com assinatura exclusiva e painel com acabamento de alumínio repetindo o mesmo veludo e couro aplicados no GLA com bastante qualidade (esperada) e esmero na montagem. Por dentro, painel com aplique de cores, preto brilhante, alumínio e veludo numa combinação de proposta esportiva.

GLB faz de zero a 100 km/h em 5,3 segundos

O acesso para a terceira fileira de bancos é facilitado pelo trilho e o rebatimento é feito por fitilhos de nylon que permitem usar cinco ou sete assentos de forma fácil. No primeiro contato com o GLB, o crossover se mostra adequado só para levar adultos de estatura reduzida ou crianças.

GLA tem duas amplas telas que servem de painel de instrumentos e central multimídia

A Mercedes-Benz orgulha-se de oferecer em sua bancada os motores quatro cilindros mais fortes do mundo. A fórmula do GLA e do GLB 35 é composta pelo motor M260 2.0 turbo com injeção direta alimentado por gasolina. Desenvolve 306cv com elevados 40,7kgfm de torque com tração integral 4Matic e câmbio DCT de dupla embreagem e oito marchas desenvolvido especificamente pela AMG para os dois modelos. O zero a 100km/h surpreende na pista. O GLA cumpre a meta em 5,2s enquanto o GLB o faz em 5,3s.

GLB tem espaço para sete passageiros

No primeiro contato com a dupla, pudemos acelerar o motor M260 na pista do Haras Tuiuti com suas retas longas e curvas bem travadas com bons desníveis. Foi o suficiente para testar a aceleração de 0-100km/h onde o motor 2.0 turbo sobe de giro entregando potência incomum para um propulsor pequeno em um carro grande. Além da esperada qualidade do veículo, se nota a preocupação em deixá-lo jovial com a proposta esportiva. Com frenagem eficiente, bem como o trabalho do distribuidor de frenagem, mantém a conduta esportiva a contento, ao menos neste primeiro contato. Os modos de condução também se mostraram bem distintos entre si e também devem mudar bastante o parâmetro de consumo do GLA e GLB. Quem quer acelerar vai encontrar seu ajuste ideal e quem deseja usar o crossover somente na cidade com uma conduta “familiar”, terá um modelo bem ajustado para esse perfil. Essa inclusive é a intenção da Mercedes-Benz ao oferecer um dois em um com seus consagrados GLA e GLB nesta nova roupagem.

GLA faz de zero a 100 km/h em 5,2 segundos

A bordo do GLA e GLB 35 AMG há itens como bancos esportivos com regulagem elétrica e memória, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento, farois full LED, teto solar panorâmico, retrovisores rebatíveis e antiofuscamento, ar condicionado automático e digital com duas zonas além dos esperados controles de tração e estabilidade, conjunto de airbags, freios ABS com disco ventilado nas quatro rodas entre outros itens. O preço do GLA é R$ 494,9 mil e o GLB sai por R$ 504,9 mil ambos com oito cores a escolher incluindo duas sólidas, preto e branco, e sem pacotes de opcionais ou cobrança extra pela escolha de cores.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de maio, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo