Uma das características que garantem o sucesso do ENAN é que cada edição deve ser melhor do que as anteriores em todos os aspectos. Por isso, uma das maiores preocupações dos organizadores do evento era a respeito de quem deveria fazer a palestra principal depois do grande sucesso do Professor Marins.
Com tantas “feras” presentes, quem poderia apresentar uma palestra realmente impactante, que fizesse a diferença e lhes apresentasse conceitos e idéias que pudessem ser colocados em prática nas suas empresas? Teria de ser outra fera!
Depois de muitas consultas e meses assistindo palestras, o nome que mais se destacou foi o do executivo e palestrante Walter Longo, estrela do mercado de marketing e comunicação, que se tornou nacionalmente conhecido pela sua participação como conselheiro de Roberto Justus no reality show de negócios `O Aprendiz`.
Um dos maiores especialistas do Brasil em comunicação, inovação e utilização de tecnologia como força competitiva na disputa do mercado, o administrador de empresas Walter Longo é também Presidente da agência de publicidade Grey Brasil e mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm, holding de comunicação formada pela associação de Roberto Justus e o grupo inglês WPP, um dos maiores do mundo.
Ele é também membro de conselhos de várias empresas de comunicação, educação e entretenimento no Brasil e no exterior, sócio de diferentes empresas de mídia digital, articulista de diversas publicações e palestrante internacional, além de autor, entre outros, do best-seller “O marketing na era do nexo”.
Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e com pós-graduação em Marketing pela University of Southern California (USC), nos Estados Unidos, Walter Longo tem mais de quarenta anos de carreira em múltiplas atividades, atuando em vários segmentos e especialidades.
Depois de começar a trabalhar como profissional de vendas aos dezenove anos de idade, mais tarde Walter passou para a área de Marketing, atuou na organização, promoção e realização de eventos musicais, esportivos e culturais no Brasil e no Exterior e foi executivo de algumas das maiores agências de publicidade do Brasil, como MPM e Young & Rubicam.