Carros de competição costumam ter um interior espartano, limpo de qualquer luxo. Muitas vezes, o piloto conta só com um contagiros, um medidor de pressão de óleo e algumas luzes de alerta.
Se você também tem essa concepção, prepare-se para levar um choque ao conhecer o cockpit de um Porsche 919 Hybrid, carro de competição que disputa o Campeonato Mundial de Endurance, inclusive as míticas 24 Horas de Le Mans.
O que não falta são monitores, telas, luzes e botões. Até o traçado da pista é mostrado em um monitor instalado na coluna o lado direito do piloto.
Talvez o que chame mais a atenção é o volante com um monitor no alto da parte central e cheio de botões e luzes. Ele tem nada menos que seis “borboletas” de acionamento e um total de 24 botões e interruptores, cada qual iluminado com uma cor diferente para facilitar a identificação à noite. Confira mais de perto:
Mesmo quando visto pela traseira ele impressiona, lembrando o interior de um computador.
Com certeza aquela coisa de apertar o cinto de segurança, ligar o motor e “sentar a bota”, afundando o pé no acelerador, ficou no passado…
Hoje, quem pilota uma super-máquina destas precisa aliar o talento de piloto à expertise de engenheiro de voo.
Nao é à toa que a Porsche afirma que esse é o veículo de competição mais complexo já fabricado por ela.