A Volkswagen está lançando no mercado nacional a linha 2015 dos modelos Gol, Voyage e Saveiro com ainda mais conteúdo de série e novos itens de tecnologia disponíveis. O destaque fica por conta do novo motor 1.6l MSI, da família EA211, que estreia no Gol Rallye e na Saveiro Cross. Com até 120 cv (etanol), o novo motor chega para complementar a gama de versões dos modelos Volkswagen, junto com o motor 1.6l, de até 104 cv (etanol), que continua a equipar os demais modelos 1.6l.
Outra novidade é que os veículos passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline.
Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior performance. Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro).
Com a tecnologia Total Flex sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm.
O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote do novo motor 1.6l MSI possui comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.
Nomenclatura global
Trendline – ótima relação custo-benefício
Já na versão de entrada, o Gol Trendline (disponível nas carrocerias duas e quatro portas e motores 1.0l e 1.6l MSI) e o Voyage Trendline (oferecido com motores 1.0l e 1.6l MSI e carroceria quatro portas) passam a contar – adicionalmente aos itens de série da linha 2014 – com direção hidráulica, três apoios de cabeça no banco traseiro, chave canivete e iluminação no porta-malas. Lembrando que, desde a base, o Gol e o Voyage já saem de fábrica equipados com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central das portas e a nova arquitetura eletrônica da Volkswagen. Entre os opcionais dessa versão, as novidades ficam por conta dos sobretapetes e do pacote “Conectividade” (que traz rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar, I-System, seis alto-falantes e volante multifuncional, com controles dos sistemas de som e de telefonia.
Comfortline – itens exclusivos
Nas versões intermediárias, Gol Comfortline e Voyage Comfortline trazem, adicionalmente à configuração Trendline, itens pintados na cor do veículo, como capas dos espelhos retrovisores pintados, maçanetas das portas e frisos laterais. Além disso, a versão incorpora setas integradas nos espelhos retrovisores, aerófolio traseiro na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto brilhante, coluna “B” externa com tape preto, faróis duplos com máscara negra, logotipo “Comfortline”, para-sois iluminados, alto-falantes, alças no teto, ar quente, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e entradas SD Card, USB e auxiliar e I-System. Ainda na versão Comfortline (disponível nos motores 1.0l e 1.6l MSI), há a opção do novo pacote de equipamentos “Fun”, que traz tecido exclusivo dos bancos (com logotipo “Fun” nos assentos dianteiros), acabamento interno diferenciado, pedaleiras esportivas, adesivos externos alusivos ao kit e volante revestido de couro.
O cliente pode ainda equipar (opcionalmente) o Gol Comfortline e o Voyage Comfortline com o kit “Urban”, que acrescenta itens como rodas de liga leve 15” (design “Valse”), faróis e lanterna de neblina, volante multifuncional e sensor de estacionamento. Há ainda o novo pacote “Interatividade”, que traz volante multifuncional e sensor de estacionamento (Park Pilot) – kit também opcional para o Gol 1.0l Track.
Highline – recursos de tecnologia
Já nas configurações topo de linha, o Gol Highline e o Voyage Highline, oferecidos exclusivamente na versão quatro portas e com motor 1.6l MSI, saem de fábrica com todo o conteúdo da versão Comfortline, além de ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, frisos laterais cromados, alarme Keyless, volante multifuncional revestido de couro (com controles do sistema de som e de telefonia), lanterna de neblina e sobretapetes.
Entre os opcionais para a versão Highline estão o acabamento interno mais claro e o kit “Tecnologia”, que conta com sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) e sistema coming/leaving home. O kit “Tecnologia” também está disponível para o Gol Rallye.
Voyage Evidence – acabamento superior
O sedã derivado do Gol ganha na linha 2015 uma nova versão topo de linha. Posicionado acima do modelo Highline, o Voyage Evidence chega disponível com o motor 1.6l MSI e com visual diferenciado e conteúdo exclusivo. Além dos frisos cromados na parte inferior das laterais, o modelo traz rodas de liga leve de 16” em nova tonalidade, adesivo preto na coluna “B” e o logotipo alusivo à configuração nos para-lamas dianteiros.
Internamente, a nova versão traz de série todo o conteúdo do Voyage Highline, além de painel em tonalidade cinza clara e revestimento dos bancos em Alcantara (mesmo material utilizado nos bancos do Tiguan). O revestimento em Alcantara, desenhado com tramas e costuras enviesadas, confere um acabamento mais refinado ao Voyage topo de linha. É também de série no Voyage Evidence os sobretapetes (assim como nos modelos Highline e Gol Rallye).
A linha começa a chegar nas lojas em aproximadamente 15 dias e os preços ainda não foram divulgados.