Comemorar 24 anos de história no mercado automotivo não é para qualquer empresa. A Danfab alcança essa marca, em franco crescimento, e com muitos projetos para o futuro. Em entrevista à
AutoMOTIVO, Ercy Clemente (gerente geral) e Luiz Nascimento (diretor) contam um pouco dessa história e qual a expectativa da empresa para os próximos anos.
Luiz Nascimento, hoje diretor proprietário da Distribuidora Danfab, começou sua experiência no segmento automotivo numa loja de acessórios em Mogi das Cruzes. “Quando ainda tinha a loja,
surgiu a oportunidade de ser distribuidor autorizado Metagal, e realizando este trabalho de distribuição surgiu a ideia da Danfab”, conta Ercy Clemente, gerente geral.
Inicialmente a atuação da Danfab acontecia paralelamente à loja, com ativa participação do Sr. César, pai do Luiz, in memorian: “Ele cuidava do estoque, despachava mercadorias e atendia ao cliente”. Com o crescimento da Danfab, não foi mais possível administrar a loja, passando assim a dedicar-se integralmente à DANFAB. Desta equipe inicial a empresa conta com uma funcionária que permanece até hoje, Gisele Carvalho, assim como o profissional de TI, Gustavo Funk.
Para a Empresa, que foi crescendo e se estruturando aos poucos, o sucesso e reconhecimento vem do engajamento com o mercado: “O Luiz, sempre trouxe muitos conceitos que fazem muita diferença no que a Danfab construiu, como o conservadorismo na parte financeira, trabalhar com os pés no chão, além da comunicação e networking com clientes e fornecedores”, afirma Ercy.
Grandes fornecedores estão desde a trajetória inicial da DANFAB, e isso segundo a visão gerencial, é devido graças ao empenho do diretor e sua equipe: “O Luiz é um empreendedor sem limites, muito participativo nos eventos do setor, é um comunicador nato, sempre reconhece oportunidades e mantém a porta aberta a todos os fornecedores. Isso nos proporciona um cenário no qual trabalhamos com marcas conceituadas, além de termos know-how e confiança do mercado”, conta Ercy. Um exemplo de marca forte e que está com a Danfab desde o início é a TG Poli, que fez diferença e faz no portfólio da distribuidora, segundo a gerente.
Expansão da Distribuidora nacionalmente
“A abertura das filiais foi um marco na história da Danfab”, segundo a gerente geral. Com o surgimento da ST (Substituição Tributária), a Danfab estrategicamente decidiu abrir filiais em outros estados. “Já vendíamos a nível nacional, e para vendermos em alguns estados em que tínhamos um faturamento expressivo, a abertura da filial foi primordial, porque o valor do produto ficaria muito elevado. Tanto é, que foi uma sequência de abertura de filiais para que não perdêssemos o nosso market share, além de manter o atendimento e a competitividade do nosso cliente dentro de sua região”.
Atualmente a Danfab tem filiais no Rio de Janeiro – RJ, Belo Horizonte – MG (as primeiras), Fortaleza – CE, Campinas – SP e São José dos Campos – SP. A Matriz fica localizada na cidade de Guarulhos em São Paulo, que distribui a nível nacional. Outra estratégia da Danfab para crescer foi a abertura de novos negócios, por acreditar que os produtos comercializados pela Distribuidora caberiam em outros segmentos.
“Hoje atendemos autopeças, centros automotivos, auto elétricas, entre outros, ou seja, expandimos os segmentos pela necessidade destes mercados, já que estes segmentos também precisaram incrementar através de inovação e aumento de portifólio”, afirma Ercy.
Acompanhando e inovando com o mercado
A Danfab está sempre atenta à demanda do mercado, ao lançamento de um carro, de um produto novo e através de uma equipe bem estruturada, de mais de 50 televendas. “Através do nosso próprio televendas, conseguimos entender para qual carro e qual produto o mercado está voltado. Um exemplo foi a questão dos extintores, surgiu uma demanda da Lei e automaticamente você trabalha para suprir isto e angariar resultados. As demandas do nosso setor aparecem de maneira fácil, você só precisa estar conectado com ele, para perceber”, afirma.
Os fornecedores também são muito parceiros da empresa. “ Devido a nossa proximidade com os fornececedores, muita demanda parte deles, nós os escutamos, fazemos pesquisa com o televendas, consequentemente clientes e trabalhamos em cima”, conta Ercy.
Outro diferencial da equipe de vendas da Danfab, é que eles são muito mais consultores de vendas dos clientes, do que propriamente vendedores. “Nosso televendas não liga vendendo um produto, ele liga vendendo um negócio. E isso faz muita diferença no nosso mercado. Consultores vendem novidades, vendem “rentabilidade” para a loja do cliente. Hoje praticamente, nossas vendas vêm 95% de vendas internas e 5% de representantes”.
Virada econômica e o pensamento no futuro
A Danfab não acredita em crise, mas acredita que o país passa por um momento de virada na economia, em que é preciso sim, uma mudança de atitude por parte dos profissionais e das empresas.
“Muitos profissionais e empresas não se reciclaram e estavam acostumados a um crescimento contínuo do nosso mercado, porque isso acontecia. Existia uma demanda natural para quem trabalhava certinho, com dedicação, empenho e trazendo produtos novos. Porém, com essa virada da economia, precisamos trabalhar muito mais do que antes, conseguimos identificar muitos custos supérfluos e enxugamos os mesmos e o mais importante, precisamos ser ainda mais inovadores. Enxergamos sim, grandes resultados, mas devemos empenhar grandes esforços para alcançá-los. ”, afirma a gerente Ercy.
Dada essa reflexão, a expectativa da Danfab é crescer. “Continuar realizando o melhor trabalho, buscar um equilíbrio para este momento. Todas as empresas têm um plano e conosco não é diferente, mas nossa visão é otimista! Acreditamos que dentro de uma situação que não seja favorável, é necessário enxergar a solução e o que deve ser feito para tornar aquela situação favorável.
Isso parece ser muito conceitual, mas aqui na Danfab é vivido muito na prática. Nós temos uma equipe que está alinhada com essa visão e a força para continuar realizando um trabalho para que a empresa se perpetue no mercado”, afirma o diretor Luiz Nascimento.
Projetos que visam ampliar os negócios dos clientes
A Danfab pretende continuar trabalhando na consultoria dos clientes, levando negócios a eles. E esse é um discurso diário e que está na boca de todos, desde o diretor, área
comercial e áreas de apoio.
Inclusive, existe o projeto do Portal de Vendas B2B, “É um projeto supernovo, o qual acreditamos que segue a linha de levar negócio ao cliente. Com ele queremos que o nosso cliente possa se conectar e enxergar todos os produtos disponíveis. Hoje existe um desafio em divulgar todo o nosso portfólio, porque os catálogos ficam obsoletos mais rápidos, não só pelo avanço da tecnologia, mas pela inovação das linhas de produtos”, conta a Ercy.
O Portal será um catálogo interativo, em que o cliente terá mais autonomia, pois conseguirá ter em tempo real os lançamentos de produtos, assim como, realizar seus pedidos com tranquilidade no horário que convir. Ele terá acesso a todos os produtos disponíveis para qualquer modelo de carro e por consequência também poderá oferecer ao consumidor final kits completos que agregarão beleza, segurança ou conforto ao seu automóvel.
Ação comemorativa 24 anos de Danfab
As ações estão sendo muito positivas, todos os clientes gostaram muito e tivemos muito resultado. A ação priorizou o sorteio da moto para a loja, ainda seguindo a questão de ajudar a gerir o negócio. “Já que com a moto o lojista pode usar para buscar uma peça, fazer uma entrega, entre outras coisas”, conta a gerente geral.
E mesmo num momento que para alguns é de dificuldades, para a Danfab esse momento significa de mudanças e de comemoração. “A empresa acredita que esse é um momento de celebrar as conquistas, e não de se acomodar. Estamos vivendo um momento desafiador e existe bastante resiliência neste momento. Alcançamos a marca de 24 anos e é sim uma marca importante, mas precisamos trabalhar mais para que a gente continue tendo mais anos de sucesso!”, finaliza Luiz Nascimento.
Texto: Denise Andrade
Imagens: Divulgação