O dia a dia do mercado vai muito além de estar somente no ambiente de trabalho.
Em meio a um mundo digital, o contato presencial se torna um momento único.
Independente de qual seja seu negócio, é fundamental mostrar-se ao público, tornar-se conhecido, se fazer presente e estar informado sobre seu mercado.
O antigo ditado popular já dizia: quem não é visto, não é lembrado.
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Os eventos ou feiras de negócios se apresentam como uma incrível alternativa estratégica.
Estar nestes eventos possibilita o encontro com clientes, fornecedores, conseguir condições boas de compra e venda, conhecer novos produtos em primeira mão e ainda relacionar-se com outros empresários, tornando a experiência única.
Selecionamos aqui 10 motivos principais para este grande aprendizado, que é estar num evento b2b (business to business):
1 | Atualizar-se sobre as tendências de mercado
Num ambiente único e otimizado, o ganho é imenso em relação a atualização profissional.
Ao entrar em contato com os demais participantes num evento de negócios, as pessoas se atualizam sobre o panorama mercadológico na área em que atuam.
O empreendedor precisa sempre se reciclar e estar antenado ao movimento.
Saber sobre as tendências é estar à frente, indispensável num mundo de alta velocidade de informações.
2 | Manter sua empresa em evidência
É uma grande oportunidade de sua empresa mostrar o que tem a oferecer ao mercado.
Para as empresas iniciantes, que querem consolidar sua marca, é um passo fundamental.
São nestes eventos que você pode explorar os diferenciais e inovações do seu negócio.
E para as empresas já tradicionais, ficar de fora de feiras estratégicas pode representar perda de oportunidades e representatividade.
E para os visitantes (compradores geralmente), é de suma importância se mostrar ativo nos negócios, perante os expositores.
3 | Networking
Os contatos feitos em eventos deste tipo são preciosos. Ainda mais quando os participantes são selecionados pela organizadora.
Para negócios imediatos ou futuros, o networking possibilita aos empreendedores a troca de experiências, a partilha de conhecimento.
Você sempre sai de uma feira de negócios com muito mais informação e uma melhor dimensão de como está o ecossistema corporativo do seu segmento.
Além do mais, um ambiente neutro, propicia a resolução de possíveis desentendimentos comerciais no presente, e passado, ajustando-se para o futuro.
4 | Conhecer sua concorrência
Faz parte dos negócios. Você conhece possíveis parceiros, mas também fica por dentro de quem são seus concorrentes e como estão atuando no mercado.
Entender sua atuação e posicionamento diante da concorrência é desafiador, porém necessário. Essencial para quem deseja se sobressair e ter destaque.
5 | Fortalecimento da sua marca
Consequência de tornar seu negócio mais atuante e respeitado: o fortalecimento da marca.
As melhores organizações do mercado fazem questão de participar destes eventos, pois sabem que isso consolida ainda mais sua marca perante o público-alvo, bem como diante de investidores.
6 | Novos negócios
O objetivo maior da maioria dos participantes. As feiras ou eventos de negócios são um terreno fértil para a conclusão de bons e novos negócios.
Nos principais eventos de qualquer segmento, são milhões movimentados em poucos dias. Sem contar o que é gerado no pós-evento.
Para o expositor, geralmente um impacto direto no faturamento da sua empresa. Para o comprador, certeza de ter feito as melhores compras presenciais.
7 | Obter feedback sobre novos produtos ou serviços
Muitas vezes, uma feira segmentada é o melhor “laboratório” para testar novos produtos ou serviços.
É um ótimo momento para avaliar a opinião de clientes, fornecedores e investidores sobre os novos planos do seu negócio.
Usar o evento para lançamento de produtos ou “concepts” é muito positivo, já que a nata do mercado estará presente.
8 | Conhecimentos extras
Nas grandes feiras de negócios, além dos stands de exposições, workshops e palestras simultâneas são realizadas.
Congressos, conferências, rodas de debate. Momentos importantes para a reciclagem profissional e aquisição de novos conhecimentos.
9 | Avaliação da própria equipe
Participar de um evento de negócios também vale para avaliação de desempenho pessoal.
Os empreendedores devem usar a experiência para observar a postura da equipe durante o evento, enxergar possíveis melhoras e, se preciso, fazer uma análise individual de cada integrante da equipe.
10 | Refletir sobre seu negócio
Pode ser na ida ou na volta! Num evento de negócios, nos perguntamos mais o porquê das coisas.
Enxergamos oportunidades, aparamos arestas, e visualizamos melhorias ou correções que possam ser aplicadas na alavancagem da empresa.
Saiba mais sobre o ENAN 2020:
ENAN – Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios
Data: 16, 17, 18 e 19 de março de 2020
Local: Palácio de Convenções do Anhembi – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3624-1051
E-mail: enan@revistaautomotivo.com.br
www.enan.net.br