A Dodge lança um modelo de rua criado sob medida para os fãs de dragsters
As provas de arrancada (drag racing) estão entre as categorias mais tradicionais e badaladas do automobilismo nos Estados Unidos. Nelas, em baterias com dois participantes, se disputa qual veículo consegue percorrer mais rápido uma reta de um quarto de milha (402 metros). Os veículos que disputam essas provas costumam ser conhecidos como dragster e nos últimos anos começaram a se tornar populares também no Brasil.
A Dodge, uma das divisões da Chrysler, do Grupo FCA, apresentou no Salão de Nova Iorque um modelo criado sob medida para os fãs de provas de arrancada. Batizado de Dodge Challenger SRT Demon, o novo modelo tem produção limitada a 3.300 unidades e venda prevista apenas nos Estados Unidos e no Canadá.
Desenvolvido pela SRT, área responsável pelos modelos de desempenho esportivo da Chrysler, o novo modelo foi projetado com grande cuidado e já chega ao mercado com o título de carro mais rápido do mundo na arrancada de quarto de milha e de carro de produção mais rápido do mundo, conforme certificado pelda National Hot Rod Association (NHRA).
Seu motor HEMI Demon V-8 sobrealimentado de 6,2 litros oferece nada menos que 840 cavalos de potência e um impressionante torque de 106,4 kgfm. Para efeito de comparação, vale dizer que o torque de uma Ferrari 812, que tem um motor de 800 cavalos, é de “só” 73,2 kgfm. Tanto torque submete o motorista à impressionantes pressão de 1,8 g (1,8 vezes a força da gravidade) numa arrancada. Para garantir que todo esse desempenho não prejudique o motor do Challenger SRT Demon, ele ganhou um inovador sistema de resfriamento intercolunar líquido SRT Power Chiller e um After-Run Chiller, que mantém o resfriamento mesmo depois de o motor ser desligado.
Além desses equipamentos, o modelo inclui uma série de novidades: é o primeiro carro de produção em série projetado para funcionar com combustível sem chumbo de mais de 100 octanas, a incluir o TransBrake, equipamento de competição que permite arrancadas ainda mais rápidas, sem falar nos pneus radiais Nitto, específicos para arrancadas.
Apesar de ter sido projetado tendo em vista o uso tanto na rua quanto em competições, o Challenger SRT Demon é coberto por uma garantia de fábrica por três anos ou 36.000 milhas, que chega a cinco anos ou 60.000 milhas para o motor. Para aliviar o peso, o Dodge Challenger SRT Demon sai de fábrica sem o assento do passageiro dianteiro, o banco traseiro, os cintos de segurança para os passageiros, o revestimento do porta-malas e o sistema de som, entre outros equipamentos considerados não essenciais.
Bancos, cintos e revestimentos são oferecidos como opcionais por um dólar cada um. Outro opcional é um sistema de som com 19 alto-falantes e amplificador de 900 watts.
Em compensação, a Dodge oferece um conjunto de acessórios para alto desempenho reunidos numa caixa batizada de “Demon Crate”, personalizada com o nome do proprietário e o número de série do veículo. Entre rodas e pneus dianteiros estreitos específicos para provas de arrancada e vários equipamentos para deixar o carro pronto para a pista, um dos mais curiosos é uma placa para “cegar” o retrovisor do lado do passageiro.
Quem desejar ter um bólido desses na garagem vai ter de pagar US$85.000, além do frete, o que faz do Challenger SRT Demon o carro mais caro de produção nos Estados Unidos. Para efeito de comparação, um Chevrolet Corvette Z06 custa nos EUA a partir de US79.495 sem opcionais, um Mustang Shelby GT350R $63.645 e um Camaro Coupe ZL1 US$63.535.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação