Empresa também mostrou nova tecnologia de condução semiautônoma e supercomputador capaz de prevenir acidentes
A Volvo apresentou o carro conceito Concept Recharge na live do Volvo Cars Tech Moment. Com isso, foi possível visualizar como será o futuro do design dos carros da montadora. A montadora sueca também mostrou novas tecnologias semiautônomas e um supercomputador que será instalado nos veículos para prevenir acidentes.
Antes de falar das novas tecnologias, o modelo apresentado de forma virtual tem linhas mais limpas mas sem perder a tradicional elegância dos carros da marca do grupo Geely. Os faróis dianteiros têm iluminação que mantém a linguagem de design do “martelo de Thor”, Como é 100%, o carro não contará com grade frontal pois não precisa deste componente para fazer a refrigeração do motor.
Já o teto tem traços esportivos já que tem uma curvatura discreta em direção à traseira que também é tendência de esportivos em todo o mundo. Nele foi instalado o sensor LiDAR para condução semiautônoma nível 4. As lanternas traseiras “nascem” no teto e descem até a tampa do porta-malas, além de terem formato de “C”, o que o deixou elegante e arrojado remetendo a outros modelos já descontinuados pela marca no passado. A porta dianteira abre como qualquer carro atual, mas a traseira é invertida, o que faz o interior do carro virar uma ampla “sala de estar” quando estão abertas.
Por dentro do conceito há duas amplas telas que lembram grandes tablets. A central está disposta na vertical e tem 15 polegadas, nela é possível acessar o novo sistema chamado VolvoCars.OS, que utilizará os sistemas Android Automotive OS, QNX, AUTOSAR e Linux para dar uma experiência única ao modelo, que terá acesso fácil e intuitivo aos aplicativos da Google, que a empresa sueca tem parceria.
Já a segunda tela está disposta da horizontal e serve como painel de instrumentos. Nela é mostrado o velocímetro, luzes de advertência, hodômetro e, também, o GPS, entre outras funcionalidades. A novidade também conta com baterias instaladas por todo assoalho, o que aumentou a distância entre eixos e o tamanho das rodas do veículo.
Novas tecnologias
Na live a Volvo também mostrou um supercomputador que é capaz de evitar possíveis acidentes, bem como, guiar o carro de forma semiautônoma de nível quatro com soluções inéditas. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com Luminar e com a NVIDIA DRIVE Orin.
Para prever um possível acidente, o LiDAR e o supercomputador não dependerão mais de alertas do motorista mas sim de uma inteligência artificial, que tomará decisões mais rápidas e, também, dará informações mais precisas baseadas em dados ao computador de como está o tráfego em tempo real. Com ela, o dono do carro terá outros ganhos como um seguro mais barato, uma vez que tornará os acidentes mais raros.
Além de apresentar um computador ultra potente, a marca anunciou que desenvolve novas baterias com a empresa Northvolt. As novas baterias de íon de lítio possibilitará aos novos veículos da empresa atingirem a autonomia de 1 mil quilômetros.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de maio, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.