Home / Destaques / Distribuidores estão entusiasmados com recuperação do mercado revela pesquisa da revista AutoMOTIVO

Distribuidores estão entusiasmados com recuperação do mercado revela pesquisa da revista AutoMOTIVO

Pesquisa nacional da revista AutoMOTIVO mostra que os distribuidores estão animados com a recuperação nas vendas mas falta de produtos ainda preocupa o setor

Planta Fabril da Plast Car – desenvolvimento de produto, controle de produção, construção e manutenção de moldes, injeção de peças, testes e controle de qualidade.

Em meio a números macroeconômicos positivos para a recuperação da economia, repentina queda do dólar em mais de 15% e novas notícias sobre o sucesso no combate à pandemia a revista AutoMOTIVO queria ouvir a opinião dos principais distribuidores do setor que atuam no mercado brasileiro. A intenção era compreender a perspectiva destes experientes profissionais que estão entre os fabricantes e os lojistas. “É uma visão real, positiva e ao mesmo tempo cautelosa dos representantes nesta primeira pesquisa que fazemos desde o início da pandemia e que mostra a expectativa por grandes eventos como o ENAN e a recuperação da economia como um todo”, explica Fabio Codellos, diretor da revista AutoMOTIVO e criador do ENAN.

Pesquisa mostra que há um sentimento de esperança com a economia do país

E o que os distribuidores pensam?
Há um sentimento de esperança com a economia do país que luta contra o coronavírus enquanto avança o processo de vacinação. Para 85,7% dos respondentes o comércio vai se recuperar no segundo semestre enquanto 14,3% acreditam que não.

Olhando para o passado 1/3 dos profissionais de venda reportam que as vendas cresceram e a mesma proporção disse que as vendas foram estáveis neste primeiro semestre. Para 28,6% as vendas foram fracas pois os clientes ainda estão com receio de consumir.

Para 85,7% dos respondentes o comércio vai se recuperar no segundo semestre

Em termos de vendas 85,7% dos representantes afirmam que seus clientes estão funcionando normalmente enquanto 14,3% ainda sofrem com restrições e fechamentos impostos por governadores e prefeitos como medida para evitar a disseminação do coronavírus. 

Pesquisa mostrou que 47,6% ainda está cauteloso por conta da crise

Falta de produtos: uma realidade
Em uma das questões feitas aos profissionais de venda 57% disseram que a falta de produtos de som e acessórios tem prejudicado as vendas quando somente 14,3% disseram que não há problemas de desabastecimento no mercado. 28,6% foram obrigados a trocar de marca e buscar novos fornecedores para continuar trabalhando.

Para 28,6% as vendas foram fracas pois os clientes ainda estão com receio de consumir

“Ouvimos de muitos profissionais por todo o Brasil que essa questão de falta de chips e semicondutores afetou de forma generalizada o comércio e muitas empresas ainda estão se recuperando. Vemos que o mercado de carros foi afetado ao terceirizar itens elétricos, chips e módulos que já prejudicam a produção de todas as montadoras sem exceção e o mesmo ocorreu no nosso segmento”, alerta Fabio Codellos.

Pesquisa mostrou que 85,7% estão funcionando normalmente

E quanto ao futuro?
A pesquisa também colheu as opiniões dos distribuidores sobre quais serão os produtos de destaque nos próximos meses. Com a mudança de comportamento dos clientes que passam a viajar mais de carro, além da falta de modelos novos no mercado muitos clientes finais buscam equipar a parte interna do veículo e isso se reflete na alta procura por som, processadores, multimídias e alto falantes. Para 47,6% dos representantes estes serão os produtos que mais serão procurados nas lojas.

Para 52,4% o consumidor está gastando com muito critério e busca produtos que ofereçam custo benefício

Da mesma forma os acessórios internos vão se destacar na opinião de 19% dos respondentes. Produtos como soleiras, carregadores rápidos, câmeras HD, câmeras de ré, antenas e pedaleiras devem continuar se destacando no desempenho de vendas.

pesquisa também colheu as opiniões dos distribuidores sobre quais serão os produtos de destaque nos próximos meses

Na opinião de 14,3% dos distribuidores itens externos como engates, frisos, acabamentos, grades, suportes, películas e antenas serão os produtos de maior destaque nas vendas enquanto para 19% a iluminação seguirá em alta nas lojas com produtos tais como LEDs, lâmpadas super brancas, luzes de cortesia e todas as soluções deste segmento continuarão se destacando. 

Como o distribuidor enxerga o consumidor final neste momento?
Para 52,4% o consumidor está gastando com muito critério e busca produtos que ofereçam custo benefício. Para 47,6% o consumidor final ainda está muito cauteloso por conta da crise.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de julho, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo