Ter um SUV, qualquer que seja a marca, já é considerado símbolo de status em muitos lugares do Brasil. No entanto, há SUVs e SUVs. Entre as diversas marcas que oferecem utilitários esportivos, algumas se destacam e garantem status diferenciado para o motorista mesmo nos lugares mais sofisticados. É exatamente esse o caso da Jaguar, que passa a competir nesse segmento no Brasil com o seu mais novo lançamento, o F-PACE.
A Jaguar não é conhecida por criar modelos de estilo muito agressivo ou avançado. Tradição e equilíbrio sempre foram atributos caros à aristocrática montadora inglesa, que sempre foi conhecida por seus carros classudos, bem acabados e com uma boa relação custo-benefício. Ter um Jaguar sempre foi considerado sinal de status e reflexo de uma personalidade levemente conservadora.
F-PACE First Edition
Tudo isso está refletido no F-PACE, modelo inspirado no conceito C-X17, apresentado no Salão de Frankfurt de 2013 e primeiro utilitário esportivo produzido pela Jaguar que, assim, se junta a outras marcas premium como Bentley, Maserati, Porsche, BMW e Mercedes-Benz.
Ele chega ao Brasil a partir de setembro, inicialmente com os exemplares da série limitada First Edition, criada especialmente para celebrar o lançamento e ainda mais esportiva que as três versões usuais – Prestige, R-Sport e S – que serão vendidas por preços a partir de R$309.300.
A First Edition terá apenas 19 unidades numeradas importadas para o País, duas opções exclusivas de pintura (Azul Caesium e Halcyon Gold), duas compartilhadas com outras versões (Rhodium Silver e Ultimate Black), diversos diferenciais de acabamento e preço de tabela de R$ 416.400.
Com estilo discreto, o F-PACE First Edition não é daqueles veículos que chamam atenção à toa ao passar. No entanto, quem ouvir a “batida” do motorzão 3.0 V6 de 380 cv, derivado do superesportivo Jaguar F-TYPE, ou notar o discreto jaguar alojado no meio da grade dianteira vai entender rapidamente que não está vendo um SUV qualquer.
SUV com pegada de esportivo
A suspensão também foi herdada do F-TYPE, assim como os sistemas de vetorização de torque, de tração integral e o controle de suspensão Adaptative Dynamics, que pode ser ajustado às preferências do motorista e às exigências da pista simplesmente tocando na tela touchscreen HD de 10,2 polegadas instalada no centro do painel.
Outra característica comum ao modelo esportivo topo de linha é a estrutura em alumínio, que garante leveza e rigidez e ainda dá um toque de sustentabilidade. Nada menos que um terço da estrutura utiliza alumínio liga RC5754, predominantemente composta por material reciclado.
Todos os modelos da linha F-PACE têm ainda, como equipamento original, o sistema All Surface Progress Control (ASPC), que controla a aceleração e a frenagem do veículo em velocidades de até 30 km/h, aplicando pouco torque nas rodas, reduzindo as derrapagens e permitindo que o motorista se concentre em controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio.
Outro sistema, batizado de Low Friction Launch (LFL), permite mudar a configuração de aceleração do veículo, distribuindo o torque progressivamente, permitindo ao motorista saídas mais suaves em qualquer tipo de superfície.
Tecnologia, conforto e sofisticação
Pelo lado interno o que não falta é tecnologia, conforto e sofisticação. O motorista conta com um HUD, assento dianteiro com até 14 opções de regulagem elétrica e opção de vidro com reflexão de raios infravermelhos no para-brisas.
A lista de equipamentos inclui ainda monitor de ponto cego, sensores de proximidade dianteiros e traseiros e assistente de estacionamento que monitora 360º do entorno do veículo. O ar condicionado oferece quatro zonas de regulagem independentes e os bancos traseiros têm a opção de reclinarem eletricamente.
Um dos muitos opcionais oferecidos pela Jaguar é a “chave de atividade”, uma pulseira eletrônica resistente e totalmente à prova d’água que permite abrir o carro sem as chaves codificadas padrão. Quando a pulseira é utilizada, as convencionais são desativadas para maior segurança.
Equipado de fábrica com o sistema de entretenimento InControl Touch de 80W, o SUV oferece também a opção de sistemas mais sofisticados da Meridian, indo desde um com 380W até o InControl Touch Pro, com efeito Surround,17 alto-falantes e potência de 825 watts.
Entre outros diferenciais, o InControl Touch Pro oferece sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao uso de um cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
O processador é um quad-core e o disco rígido tem capacidade de 60GB. Reconhecimento inteligente de voz e integração com aplicativo para smartphone que oferece conexão com o alarme e com o GPS do veículo avisando o motorista sobre problemas de segurança e a localização do SV em caso de furto.
Entre outras opções, o InControl Pro oferece dois monitores LDC para os passageiros dos assentos traseiros, com controle remoto, fones de ouvido sem fio e possibilidade de enviar telas para o monitor instalado no painel dianteiro.
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação