Home / Últimas Notícias / AutoMOTIVO Visita / Feira de Acessórios na Tailândia teve como foco a indústria e o meio ambiente

Feira de Acessórios na Tailândia teve como foco a indústria e o meio ambiente

TAPA Tailândia 2014

A TAPA 2014 – Thailand Auto Parts & Accessories – chegou a sua 6ª edição. A feira, que é bienal, aconteceu entre os dias 28 de abril e 1 de maio, no Bangkok Trade & Exhibition Center International ( BITEC ) em Bangkok, a maior e mais importante cidade da Tailândia.

Representantes da imprensa especializada mundial estiveram presentes no evento e a revista AutoMOTIVO foi a única revista de som e acessórios da América do Sul  presente na feira. Este é o segundo convite, com exclusividade, que a revista recebe para cobrir o evento e apresentar as novidades aos brasileiros. O convite veio do escritório comercial da Tailândia – Embaixada Real da Tailândia, localizado em São Paulo.

Organizada pela DITP (Department of International Trade Promotion), em colaboração com associações e organizações do setor automotivo da Tailândia a feira contou com 468 expositores, que tiveram a oportunidade de demonstrar suas inovações e linhas de produtos para cerca de 16.000 visitantes – apenas profissionais do setor. A estimativa de negócios realizados em valores foi de 800 milhões de baht (moeda local), nos quatro dias de evento, o que convertendo para dólares se aproxima de 27 milhões).

O tema deste ano era “ASEAN AutoParts, o envolvimento dos fornecedores na busca pela tecnologia verde” e, além da exposição, o evento ainda contou com seminários e fóruns. Segundo a diretora geral da feira Nuntawan Sakuntanaga o tema foi escolhido, pois a indústria de som e acessórios está cada vez mais focada em fornecer produtos com tecnologia, mas sem agredir o meio ambiente.

Além das indústrias tailandesas, havia também empresas da China, Taiwan, Malásia, Estados Unidos, Índia, Cingapura e Bulgária. A indústria automotiva é peça chave na economia tailandesa e a TAPA tem se tornado um dos eventos asiáticos que atraem mais visitantes. Na edição anterior, por exemplo, a feira movimentou U$ 16 milhões de dólares.

Tudo isso se deve à busca das empresas por parcerias comerciais, produtos para importação e tendências.
“A indústria automotiva da Tailândia teve um desenvolvimento fantástico durante a última década. Só no último ano nós produzimos 2,4 milhões de veículos dos quais 1,1 milhões foram exportados. Os acessórios automotivos também seguiram este crescimento e mesmo caminho de exportação. Por isso a TAPA tem se tornado referência”, afirmou Nuntawan Sakuntanaga, diretora geral do DITP.

Após a TAPA, os organizadores estarão se preparando para ASEAN Economic Communit (AEC), o objetivo desta comunidade é mostrar as vantagens em abrir os mercados e garantir o retorno de investimento aos empresários tailandeses, dando mais oportunidades para expandir os negócios dos países membros.

Para se ter uma ideia, aTailândia produziu em torno de 162 mil veículos em janeiro de 2014. A meta de produção até o final do ano é de 2,4 milhões de veículos, sendo 1,2 milhões para exportação, e 1,2 para o mercado interno.
Os maiores concorrentes da Tailândia são pela ordem: Alemanha, Japão e Coréia. E os maiores compradores são Austrália, Arábia Saúdita, Filipinas, Indonésia, Malásia, Emirados Arábes, Reino Unido e Peru.

O mercado de autopeças também apresenta números expressivos. As exportações em Janeiro de 2014 foram estimadas em 971 milhões de dólares, com um aumento de 3,0% em relação ao mesmo período de 2013. A expectativa é que até o final do ano a exportação de auto peças chegue aos 10,0%.

A feira, que foi realizada pela primeira vez em 2005, acompanhou o crescimento dos números do mercado de autopeças e exportação e sabe que a Tailândia ainda pode mais, pois é responsável pela metade da produção de autopeças do sudeste da Ásia.

A TAPA é considerada fundamental para o aumento da exportação de autopeças e acessórios do país, pois na primeira fase do evento, o foco foi dado à promoção do mercado de exportação.

Atualmente, a indústria de automóveis da Tailândia ocupa a 9ª posição mundial, com expectativa de tornar-se a 6ª até 2017. Com uma estimativa de produção de 3 milhões de carros/ano.

Veja a galeria de fotos abaixo: (clique para ampliar)

 

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo