Novo motor 1.3 turbo de 185cv ganha calibração esportiva e outras novidades
O Fiat Fastback é um modelo “coringa” para a Fiat. Feito sobre a plataforma MLA (evolução da usada no Argo), ele tem a pretensão de ser um SUV. Grande porta-malas, proposta esportiva e motor de desempenho ele já tinha e agora a Stellantis quer “apimentar” a proposta ao oferecer a nova versão Fastback Abarth.
Em resumo o Fastback Abarth traz pacote de suspensão, rodas e pneus e detalhes visuais de apelo esportivo em um pacote único por R$ 159,9 mil. A versão Limited Powered by Abarth segue em linha porém com preço reposicionado para R$ 154,9 mil. Além disso as demais versões com motor 1.0 T200 seguem oferecidas normalmente.
A herança do Abarth está nos modelos preparados por Carlo Abarth a partir de 1949. A empresa que começou como uma equipe de competições preparava motores Fiat e Alfa Romeo e desde 1971 foi incorporada pela Fiat e depois pela FCA e agora Stellantis.
Novo Fastback Abarth
A proposta do Fastback é ser um SUV com proposta esportiva acima do Pulse Abarth. A nova versão esportiva traz alguns upgrades e oculta o logotipo da Fiat presente apenas no “flag” na grade dianteira. O Fastback Abarth tem logotipo do escorpião na frente, spoiler dianteiro, “wide blade” (friso abaixo da linha do capô), novas rodas aro 18 com pneus de perfil mais baixo e material 5kg mais leve, escapamento esportivo funcional de dupla saída, novo defletor de ar preto brilhante, teto bicolor e opção de 20 acessórios da linha Mopar.
Por dentro do Fastback Abarth há volante com logotipo vermelho e preto do escorpião revestido em couro preto com costura vermelha. Esse mesmo detalhe de costura dupla está presente no painel, na alavanca do câmbio e nos bancos em couro sintético com marca do escorpião em baixo relevo.
O Fastback Abarth se propõe a ir além do visual e estreia alguns itens novos. O painel digital de 7´´ é o mesmo da Limited porém com animação específica da Abarth e interface diferenciada que mostra pressão da turbina e força G, botão “poison” (veneno, que é um modo esportivo) e carregador de celular por indução refrigerado. Itens como multimídia de 10 polegadas Uconnect e espelhamento sem fio (Apple CarPlay e Android Auto), shift paddles, pacote ADAS com alerta de colisão, ESP, sensor de chuva, frenagem automática e ABS com EBD seguem como itens de série.
Motor recalibrado
Dinamicamente o Fastback Abarth se diferencia não pelo motor T20 1,3 litro de 180/185cv e 27kgfm de torque com câmbio de seis marchas automático, mas pelo setup esportivo. Segundo a engenharia da Stellantis há novos conjuntos de amortecedores (12% mais estáveis na frente e 21% atrás) e molas (6% mais rígidas na traseira e 7% na dianteira), nova geometria e direção 14% mais direta. Há novo sistema de vetorização de torque que distribui e equilibra a força e o tempo de resposta na aceleração é 49% mais rápido. Agora ele está 0,50cm mais baixo com as novas rodas e pneus.
Botão Poison (veneno)
Com o botão “poison” a Abarth promete controle de estabilidade com ajuste mais esportivo, maior entrega de força, controle de tração com ASR esportivo, vetorização de torque e calibração da direção mais direta e endurecida bem como mapa de acelerador mais rápido. São ajustes eletrônicos que funcionam como um modo Sport toda vez que o botão é acionado e a interface do painel responde com a cor vermelha.
O Fasbatck Abart acelera de 0-100 em 7,6s sendo 6% mais rápido que a versão 1.3 Limited, tem boa relação peso potência de 7kg/cv e chega a 220km/h de velocidade máxima.
O Fastback Abarth está disponível nas cores preto Volcano, vermelho Alpine, branco Banchisa e cinza Strato sempre com teto biton preto (exceto na cor preta). O Fastback Abarth está disponível em 70 concessionárias Fiat com uma área dedicada à linha Abarth (onde também está disponível o Pulse Abarth) onde a Stellantis promete um atendimento dedicado. O preço da novidade é R$ 159,9 mil.