Carro já foi flagrado rodando no país e já foi registrado no INPI
O Fiat 500e elétrico foi registrado no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial no Brasil. A novidade será lançada no mercado brasileiro ainda neste ano. Desta forma, será o primeiro carro elétrico da montadora no país. Vale destacar que o pequeno compacto já foi visto rodando por aqui.
A versão registrada foi a Icon que já é comercializada no mercado europeu como modelo topo de linha. Por lá é vendida por 32 mil euros, cerca de R$ 218 mil em uma conversão direta sem impostos inclusos.
O 500e vem equipado com motor elétrico dianteiro de 87 kW, que entrega 118 cv de potência e tem torque de 22,4 kgfm. Com esse propulsor, o hatchback acelera de 0 a 100 km/h em nove segundos. Já a velocidade máxima é limitada e não passa dos 150 km/h.
O pequeno compacto possui uma bateria de 42 kWh, que confere autonomia de até 322 quilômetros. O abastecimento pode ser realizado por meio de um fonte de energia de corrente alternada de 11 kW, que demora 4 horas para carregá-lo por completo. Todavia, existe a opção de carregamento rápido de corrente contínua, o que leva 35 minutos para carregar 80% da bateria.
Em relação às medidas o Fiat 500e tem 3,63 metros de comprimento, 2,32 m de entre-eixos, 1,52 m de altura e 1,90 m de largura. O porta-malas tem a capacidade de levar 185 litros de carga.
O carro eletrificado ainda possui central multimídia de 10,25 polegadas com sistema Uconnect NAV com conexão com Apple Carplay e Android Auto, ar-condicionado, carregador wireless para smartphone, keyless Entry e Keyless Go, luzes diurnas em LED, piloto automático adaptativo com frenagem de emergência, assistente de alerta de mudança de faixa, entre outros equipamentos.
Consultada, a Fiat afirmou que o modelo estreia em meados deste ano.
Concorrente de peso
O Fiat 500e enfrentará o Mini Cooper SE, que está em pré-venda nas versões Exclusive por R$ 239.990 e Top por R$ 264.990. Visualmente o carro da montadora de origem inglesa recebeu uma nova grade, faróis em LED e entradas de ar nos para-choques.
O motor elétrico desenvolve 184cv de potência e 270 Nm de torque instantâneo, alimentado por baterias de íon-lítio de 32,6 kWh, que rende autonomia de até 234 quilômetros. Além disso, pode ser carregado em uma tomada doméstica com o carregador portátil e também pontos de recarga de alta tensão.
Também há outras alternativas eletrificadas como o Peugeot 208, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf e JAC iEV 20.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de abril, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.