Picape lidera segmento de utilitárias médias no Brasil com 50% de market share
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/fiat-toro-500-mil-unidades-fabricadas-no-brasil-620x349.jpg)
A Fiat Toro acaba de chegar à marca de meio milhão de unidades fabricadas no Brasil. Líder de vendas entre os modelos compactos com 50% de participação, já foram 46.000 unidades vendidas só neste ano em 11 meses. Sua história é bem conhecida e agora a Toro já convive com a atual geração da Strada e em breve irá abrir espaço para a Titano.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/fiat_toro_freedom_1.8_automatica_2016_12-620x349.jpg)
O projeto da Toro remete ao plano da então Fiat Crysler (FCA) de construir uma fábrica em Pernambuco para fazer veículos de porte médio. A Toro foi o terceiro produto baseado na plataforma Small Wide, o mesmo do Renegade e do Compass mas o primeiro com caçamba.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/fiat-toro-500-mil-unidades-fabricadas-no-brasil-1-620x349.jpg)
Seu sucesso, no entanto, era uma incógnita. Executivos da Stellantis afirmam que na fase final de validação do projeto a direção do grupo esteve perto de abandonar o plano da Toro. Mas logo que foi lançada, a picape compacta da Fiat mostrou que os planos e as clínicas feitos com antecedência estavam certos.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/Fiat_Toro_Endurance_My24_013-620x413.jpg)
“Ao longo de sua trajetória, a Fiat Toro vem se destacando na história da indústria automotiva brasileira ao trazer inovações para o mercado, além de vencer diversas premiações. Chegar à marca de meio milhão de unidades produzidas é a comprovação de que, mesmo em um segmento tão competitivo, o modelo é o preferido no coração dos consumidores brasileiros”, ressaltou Alexandre Aquino, vice-presidente da Fiat para a América do Sul.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/fiat-toro-2024-620x390.png)
Inicialmente oferecida com motor 1.8 e.TorQ, 2.4 TigerShark e depois com motor 2.0 turbodiesel Multijet, hoje a picape Toro mantém a opção diesel e há dois anos usa também o 1.3 turbo T270 de 185cv e 27kgfm de torque. Sua capacidade de carga é de 937 litros ou 1.000kg e a capacidade de reboque é de 400kg.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/fiat-toro-endurance-2024-branco-ambiente-frente-620x387.jpg)
Ao todo a Fiat tem 43% de participação no mercado de picapes do Brasil e se prepara para a chegada do modelo médio Titano que chega no primeiro trimestre de 2024.
Confira os preços e versões da Fiat Toro 2024
Endurance Turbo 270 Flex AT6 Flex (R$ 149.900)
Freedom Turbo 270 Flex AT6 Flex (R$ 164.190)
Volcano Turbo 270 Flex AT6 Flex (R$ 178.590)
Volcano Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel (R$ 192.390)
Ranch Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel (R$ 209.990)
Ultra Turbodiesel 4×4 AT9 Diesel (R$ 210.990).
Veja também nosso Guia de Acessórios especiais para a Fiat Toro neste vídeo do canal oficial da Revista Automotivo no Youtube e também esse guia com alguns acessórios aqui no nosso site.