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Fim da linha?

Ford deixa de fabricar carros no Brasil mas tem lançamentos importados a caminho

A Ford anunciou em janeiro que fechará suas três fábricas no Brasil: Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) onde são montados os modelos da marca Troller. A decisão foi tomada depois da montadora anunciar uma reestruturação para a América Latina. Por e-mail, funcionários souberam do desligamento sendo que o impacto com o fechamento deve atingir cerca de 25 mil pessoas considerando empregos indiretos. 

Com a decisão o Ford Ka, Ka sedan e o crossover EcoSport deixam de ser produzidos imediatamente. “Além de reduzir custos em todos os aspectos do negócio, lançamos, na região, a Ranger Storm, o Territory e o Escape, e introduzimos serviços inovadores para nossos clientes. Esses esforços melhoraram os resultados nos últimos 4 trimestres, entretanto a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia deixaram claro que era necessário muito mais para criar um futuro sustentável e lucrativo”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Mercados Internacionais.

Agora com status de importadora a Ford já confirmou algumas novidades que mudam o patamar de produtos da marca no Brasil. A revista AutoMOTIVO já confirmou quais são estes novos produtos com foco em “SUVs e pick-ups”, uma reestruturação que já começou no mundo inteiro em 2016.

Ford Bronco Sport

O SUV será um crossover médio-grande para o nosso mercado e virá no México na faixa inicial de R$ 200 mil. O carro tem linhas mais quadradas o que dá o aspecto de robustez, apelo aventureiro e de certa forma com inspiração vintage.

Em relação a medidas, o Bronco Sport tem 4,38 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura e 2,67 m de distância entre-eixos.

Nos EUA, o Bronco é comercializado com tração 4×4 em todas as versões, além de ter disponível cinco modos de condução (econômico, esportivo, normal, cascalho e lama). Sob o capô a Ford equipa o SUV com duas opções de motorização: 1.5 Turbo EcoBoost de 183cv de potência e motor 2.0 Turbo EcoBoost de 247cv de potência. Nos dois casos o cambio é automático de oito velocidades.

Ford Escape hybrid

Inicialmente a Ford planejava trazer o Escape em setembro de 2020, porém com a pandemia causada pelo COVID-19 os planos mudaram e agora é esperado que o carro chegue neste ano e fique posicionado acima do Ford Territory.

O principal diferencial do modelo será a configuração híbrida plug-in e convencional. As duas versões contam com motor 2.5 de ciclo Atkinson combinado a um motor elétrico e um gerador. A bateria de íons de lítio tem 14,4 kWh e combinados, entregam 225 cv. Assim como o Bronco, o câmbio é automático de oito velocidades.

Ford Maverick (pick-up)

Cada vez mais próximo de seu lançamento, a picape Maverick teve mais detalhes flagrados, dessa vez em sua linha de produção no México. A picape terá a mesma base do Bronco Sport e tem a missão de competir com a Fiat Toro.

Na imagem flagrada a picape apresenta ampla grade e faróis dividos em três partes, em formato de C, mas seguindo o mesmo estilo adotado nas outras picapes da marca americana, a Ranger e a F-150 que também já tem passaporte carimbado para o Brasil.

Nada foi revelado ainda sobre a motorização da picape. Porém é esperado que a picape tenha apenas motorização flex.

Ranger Black

Já à venda na Argentina, a picape apresenta detalhes visuais diferentes da versão Limited, na qual é baseada. A principal diferença fica nos elementos de cor preta como rodas, grades e outros elementos plásticos.

O motor será o mesmo 3.2 turbodiesel com tração integral e câmbio automático de seis velocidades.Deve chegar ao país ainda no primeiro semestre na faixa de R$ 220 mil.


Mustang Mach 1

Este será o Mustang mais potente comercializado no Brasil, com motor V8 de 5.0 e 486cv. Serão duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automática de 10 velocidades.

A montadora também pretende lançar modelos elétricos como o SUV Mach E, que tem como base o Ford Mustang, porém o carro ainda não foi confirmado para o Brasil.

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