Informação foi divulgada por site indiano; sucessores de Ka e EcoSport já foram cogitadas para o Brasil
A Ford e a Mahindra encerraram parceria estratégica foçada em carros populares na Índia. Desta forma, as companhias não irão desenvolver novos veículos e, também, não irão compartilhar motores e plataformas. As empresas já haviam informado que a montadora de origem indiana não assumiria mais a operação da marca de origem norteamericana no país asiático. As informações são do site Autocar India.
O verdadeiro motivo da saída da Ford do Brasil, Fiat Argo a 80k, custo frete china, aumento de 1000%. Veja o vídeo!
Esta decisão impacta nos planos de produção no mercado indiano. Vale lembrar que tanto o Ka quanto o EcoSport desenvolvidos na Índia foram cotados para a fabricação em Camaçari mas Ford desistiu da planta em janeiro. Desta maneira, não haverá mais o lançamento do Ford EcoSport com motorização 1.2 turbo, pois este projeto utilizava plataforma da Mahindra. Além disso, a marca desenvolvia um utilitário esportivo de médio porte com motor de 2.0 litros a gasolina e outro 2.2 a diesel.
Apesar disso o EcoSport deve continuar em linha por lá com motorização Dragon 1.5 litro de três cilindros e outra 1.5 litro diesel.
As duas empresas ainda não se comunicaram oficialmente. Ainda segundo o site indiano, não é esperado que as companhias entrem em acordo com o fornecimento de motores uma vez que a Ford pretende ter a sua própria linha de trens de força. No entanto, o foco da Ford seguindo alinhamento global é oferecer somente utilitários esportivos e picapes. Como fruto desse alinhamento, a Ford vem reduzindo a oferta de automóveis de passeio e fechando fábricas em vários mercados incluindo o Brasil.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de março, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.