A Ford apresentou no Salão de Detroit, um dos principais do calendário mundial, o novo Mustang Shelby GT500. O modelo, com mais de 700 cavalos de potência, faz jus à herança da grife Shelby. Ele tem a aceleração mais rápida e a tecnologia mais avançada voltada à performance já oferecida até hoje em um Mustang homologado para as ruas.
Para tornar o novo Shelby GT500 o Mustang de rua mais rápido de todos os tempos, a Ford Performance criou um conjunto de motorização exclusivo que atinge novos níveis de potência e torque.
Equipado com um motor 5.2 supercharged de liga de alumínio, montado à mão. Para manter o ar de admissão mais frio e obter um centro de gravidade mais baixo, a equipe inverteu um compressor de 2,65 litros com intercooler ar-líquido, engenhosamente instalado no vão do motor V8.
Como no Shelby GT350, seu bloco de liga de alumínio tem camisas de cilindro de peso reduzido e cabeçote de alumínio de alto fluxo, além de bielas forjadas maiores, sistema de lubrificação e dutos de resfriamento aprimorados. O cárter estrutural adiciona robustez ao conjunto e reduz vibrações, com um sistema de circulação ativo patenteado para manter o óleo onde ele é necessário.
Para levar a potência e o torque ao exclusivo eixo de transmissão de fibra de carbono, a Ford Performance usou o conhecimento de calibração do sistema de dupla embreagem do Ford GT. A equipe escolheu uma transmissão de dupla embreagem TREMEC de 7 velocidades, capaz de fazer mudanças em menos de 100 milissegundos – muito mais rápida que qualquer caixa manual.
Essa transmissão de dupla embreagem é projetada para operar com vários modos de direção, incluindo normal, chuva, esporte, arrancada e pista, além de recursos como o bloqueio das rodas dianteiras para aquecimento dos pneus traseiros (line-lock) e controle de arrancada por meio do sistema Track Apps.
Acessórios
O cockpit do Shelby GT500 foi projetado especialmente com materiais premium inspirados nas competições e acabamento exclusivo, dignos do seu prestígio mundial. Seus detalhes de alta classe incluem um aplique de fibra de carbono exposta no painel de instrumentos e painéis de porta com inserções de camurça Dark Slate Miko de costura aparente.
Os bancos de corrida Recaro com apoio lateral firme e passagem para ancoragens de segurança oferecem o mais alto nível de desempenho. Para os que procuram ainda mais conforto, são disponíveis bancos com ajuste elétrico e apliques de camurça Miko.
O modelo tem painel de instrumentos com tela colorida de 12 polegadas e sistema de áudio premium de alto desempenho da B&O Play, opcional, com 12 alto-falantes. Tudo isso é controlado por meio da tela sensível ao toque de 8 polegadas da central multimídia SYNC 3, com rádio por satélite Sirius XM e serviço de conectividade FordPass Connect.
O novo Shelby GT500 chega ao mercado norte-americano no segundo semestre, juntando-se ao Shelby GT350 para atuar em diferentes segmentos.