Home / Destaques / Foton anuncia picapes híbridas para o Brasil e mais 3 caminhões

Foton anuncia picapes híbridas para o Brasil e mais 3 caminhões

marca está no país há quase 15 anos e se prepara para chegar a novos segmentos

A Foton é uma marca de utilitários chinesa que está presente no Brasil há quase quinze anos. E agora a marca quer dar novos saltos e apresentou duas picapes com motor híbrido que serão lançadas no Brasil neste segundo semestre. 

Trata-se das utilitárias V7 e V9 com motor híbrido leve ou micro-híbrido com motor diesel casando com um sistema de 48V, que entrega até 175 cv. De acordo com a Foton, os modelos ainda estão em processo de homologação e devem ser vendidas até o final deste ano com preço a partir de R$ 250 mil. No entanto, o valor final não está definido. 

Tunland V7 inspirada na F-150

A Tunland V7 é uma picape de visual robusto sendo um pouco maior que uma picape média como Ford Ranger e Chevrolet S10. Visualmente, a Tunland V7 traz ampla grade frontal em duas barras com grande faróis com assinatura luminosa no formado de “L” invertido, que até é parecido com a Ford F-150. Ja a traseira tem landernas amplas com nome da marca na tampa da caçamba. 

No tamanho, a Tunland V7 mede 5,61 metros de comprimento, 2,00 metros de largura, 1,91 metro de altura e 3,35 metros de entre-eixos. A suspensão é tradicional com feixe de molas tal como as picapes médias vendidas por aqui. 

Tunland V9 inspirada na linha Ram 

Já a Tunland V9 tem desenho diferente, uma vez que traz faróis diminutos, que estão ligados a ampla grade frontal por meio de um círculo escurecido. 

A diferença no tamanho fica na altura que tem 1,95m e na largura de 2,09m bem ao estilo da Ram 1500 que é claramente uma inspiração de design na picape da Foton. Até a suspensão é do tipo McPherson e voltada ao conforto como na linha Ram. 

Por dentro, as picapes têm painel de instrumentos e multimídia de 14,6 polegadas com conexão com smartphones. Além disso, os modelos contam com seis airbags, ABS, controle eletrônico de estabilidade, sistema de assistência de frenagem, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré de alta resolução, sensores de estacionamento, sistema de controle de descida, bloqueio do diferencial traseiro, tração 4×4, entre outros. 

Motorização 

A Foton equipa a Tunland V7 e a Tunland V9 com motor 2.0 litros diesel chamado de Aucan e um sistema elétrio de 48V da Valeo. O propulsor a combustão tem quatro cilindros com turbocompressor com Geometria Variável, que entrega até 175 cavalos de potência máxima e 450 Nm de torque máximo. Já o sistema 48V pode operar o veículo quando ele estiver em baixa velocidade ou quando ele está parado pronto para sair, além de atuar como gerador ao converter a energia cinética em eletricidade para ser armazenada na bateria. 

De acordo com a Foton as picapes podem fazer de zero a 100 km/h em 8,8 segundos. Já o consumo fica na casa dos 12,5 km/l e a autonomia é de 960 km.

A transmissão das picapes é a 8HP automática de 8 velocidades da ZF.

Qual será o preço?

Embora sejam apresentadas no solo brasileiro antes da Shark, mostrada apenas no México, a Tunland V7 e Tunland V9 serão vendidas após a picape da BYD, que deve chegar em setembro, uma vez que ainda estão em processo de homologação e devem ser vendidas por aqui a partir De novembro deste ano. 

As picapes irão ter preço a partir de R$ 250 mil, mas a marca não disse qual versão terá esse valor. A montadora chinesa disse apenas que espera vendar 1 mil unidades da Tunland V7 e V9 em 2025. Ademais, os modelos terão garantia de três anos ou pelos primeiros 100 mil km rodados, o que ocorrer primeiro.

Novidades

A Foton também confirmou a estreia do caminhão leve iBlue elétrico com motor contínuo de 87cv ou 156cv no modo “overboost” que tem  PBT de 6.000 kg e 3.575 kg de carga útil. Vem com duas baterias de 81 kWh, tendo até 200 km de autonomia para rodar em ciclo urbano e será concorrente do Volkswagen e-Delivery e também o caminhão elétrico da Jac Motors. 

A Foton também confirmou o novo Aumark S 315 MT e 315 AMT, com PBT de 3.500 kg e motor diesel Cummins 2.5 de 150cv.

Já a versão Aumark 17T virá com motor Cummins F4.5L de 220 cv e tendo peso bruto total de 17 toneladas para explorar segmentos superiores onde a Foton já atua no Brasil. 

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo