No mercado existem vários tipos de racks e bagageiros de teto mas, quando o assunto é pick-up, o público desse segmento gosta mais dos bagageiros.
O acessório tornou-se, além de útil para o transporte de carga, símbolo de beleza. As peças agregam valor estético à pick-up.
Alguns grandes fabricantes do segmento adotaram esse modelo com o padrão para as pick-ups, mas o grande receio dos clientes está em furar o teto para a fixação do produto.
A grande maioria das pick-ups não tem ponto de fixação apropriado, então a instalação se faz da forma tradicional, furando o teto.
Os bagageiros são compostos por duas longarinas longitudinais – que acompanham as laterais direita e esquerda – e pelo menos duas barras transversais. As cores mais comuns são preto, prata ou cromado.
Para a fixação do bagageiro, o fabricante envia um kit com buchas roscadas que são fixadas com uma ferramenta específica: o rebitador manual.
Após o instalador montar o bagageiro, ele posiciona o produto no teto, faz as marcações de onde tem que furar conforme o manual, fixa as buchas e o mais importante: faz a vedação com silicone. Aí, é só aparafusar que está pronto.
Um instalador profissional leva, em média, 45 minutos para instalar o acessório.
O bagageiro não é muito recomendado para o transporte de outros acessórios, como transbikes ou maleiros de teto, por sua baixa capacidade de peso. Normalmente, esses bagageiros suportam de 34 a 45 kg, dependendo da pick-up.
Havendo necessidade de transportar uma carga for maior, o mercado oferece várias soluções de racks transversais nacionais ou importados que não precisam de furo algum e suportam um peso bem maior, de 65 a 85 kg, dependendo da pick-up.
Para clientes que não querem furar o teto mas não abrem mão de estilizar sua pick-up, o mercado oferece as longarinas decorativas.
Sua instalação é super simples: basta limpar bem o teto e colar com cola dupla face que já vem fixada no produto.
Por ser decorativo, o produto não serve para transportar ou apoiar nenhuma bagagem, tendo uma função meramente estética.
Texto: Washington Cardoso