Despedida deve ser na próxima semana
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-01-at-17.49.39-620x413.jpeg)
São seis décadas quase ininterruptas de um clássico que agora está pronto para se despedir. O Chevrolet Camaro que fez sucesso nas últimas gerações (e nas antigas também) vai sair de linha e a GM já havia confirmado isso. Agora a data vai ficando mais próximas e os fãs terão que dar adeus ao pony car da Chevrolet.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-01-at-17.50.04-620x463.jpeg)
Em sua sexta geração e produzido com sucesso e boa aceitação, o último Camaro a combustão já foi produzido. A GM já tinha falado no fim do clássico mas uma imagem que viralizou nas redes sociais mostra a linha de montagem do carro em Lansing Grand River, estado de Michigan, com a frase “último Camaro conversível feito em LGR” (sigla referencia à cidade). A imagem mostra na verdade uma parte da estrutura do Camaro cuja produção da última unidade em série foi iniciada.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-01-at-17.49.40.jpeg)
Segundo o site GM Authority, especializado em segredos da linha Chevrolet, o registro é do dia 22 de novembro quando supostamente o Camaro teria mesmo sido descontinuado.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-01-at-17.49.40-1-620x413.jpeg)
Há expectativa que a Chevrolet ainda produza algumas unidades especiais sob encomenda do Camaro conversível com cores e acabamentos específicos até o início de dezembro. A publicação ainda afirma que fornecedores já teriam sido avisados e a cadeia de fornecimento já teria sido interrompida.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-01-at-17.49.41-620x413.jpeg)
A GM confirmou em março desse ano que graças aos planos de eletrificação do grupo. E suas vendas iam muito bem mas a própria GM já havia reduzido o ritmo de produção do Camaro a combustão sem ainda colocar outro veículo em seu lugar em um caminho diferente que fez a Ford lançando o Mustang Mach-E elétrico mas mantendo o modelo a gasolina em linha.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-01-at-17.49.52-620x379.jpeg)
História de um ícone
O Camaro é um carro esportivo acessível que está em sua sexta geração com uma história de sucesso. Ele chegou para complementar a linha que já tinha o Corvette como esportivo “pony car”, compacto, em 1967. Suas versões mais potentes tinham motor V8 de 202cv além de versões especiais com motor V8 de 7,0 litros com 430cv.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-01-at-17.50.26.jpeg)
Em 1970 veio uma segunda geração de grande sucesso sofrendo modificações em 1974 e depois em 1978. Foi nessa época que o Camaro ultrapassou o Mustang em vendas.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-01-at-17.50.42-620x465.jpeg)
Em 1982 veio uma nova geração, mais moderna inspirada em modelos asiáticos. Foi a primeira a oferecer além do motor V8 a alimentação por injeção eletrônica e tinha versões especiais como a IROC-Z.
![](https://revistaautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2023/12/WhatsApp-Image-2023-12-01-at-17.51.15.jpeg)
Em 1993 o Camaro é novamente atualizado sempre mantendo opções de seis cilindros e V8 com tração traseira e incorpora itens de segurança como airbags e freios do tipo ABS. Em 2002 ele saiu de linha para retornar em 2009 e seguia com importantes novidades a partir de 2016. A geração atual sofreu poucas atualizações deixando evidente a opção da GM por outros modelos como o próprio Corvette em detrimento do clássico Camaro.
Seja como for o Camaro é ainda um símbolo do estilo de vida norteamericano em um carro mais acessível e esportivo de sucesso de vendas ao longo de seis gerações.