O Golf é o carro mais vendido da Volkswagen e está completando 50 anos. Lançado em 1974 para substituir o Fusca que saiu de linha naquele ano o Golf sempre foi um sucesso de vendas. Agora com a atual geração confirmada no Brasil a Volkswagen exibiu um modelo interessante que passa a integrar seu acervo da “Garagem Volkswagen”: o Golf GTI 2008. Por aqui o Golf sempre foi um carro de desejo e no mundo dos acessórios sempre fez um grande sucesso.
Trata-se de um Golf GTI MK 4,5 cuja produção alcançou 246 unidades entre 2007 e 2009 e foi a geração mais longeva da história do compacto. Esse carro chegou a ficar duas gerações atrás do modelo europeu e mesmo um pouco envelhecido vendia bem na época. Esse carro em questão foi totalmente restaurado na proporia fábrica da Volkswagen para a exibição.
O carro esteve sob os cuidados da engenharia. Foi usado como unidade de homologação e e rodou só 20.000km no hodômetro mantendo suas principais características.
Motor do Golf MK4
O motor que equipa o a Golf MK4,5 é o 1.8 turbo EA113 com 193cv e 25,5kgfm de torque e acelera de 0-100km em 7,5s com velocidade máxima de 231km/h, número superior ao Honda Civic SI da época. A unidade na cor preta da Volkswagen está equipada com câmbio AQ250 tiptronic.
O interior em couro tem um capricho extra para o GTI. Tinha várias opções de acabamento de couro, detalhes de alumínio no acabamento e o famoso cluster branco.
Restauração do Golf GTI
O carro teve uma manutenção criteriosa antes de ser exibido na Garagem Volkswagen: motor e câmbio foram totalmente desmontados para uma manutenção completa. “Foi feita desmontagem motor e câmbio, troca de óleo e filtros, troca de amortecedores, micro pintura e outros detalhes”, completa.
Além dele a Volkswagen exibiu nos 50 anos do Golf um raro VR6, versões anteriores do acervo e também o Golf GTI europeu que será lançado em 2025 por aqui. Na Garagem estão reunidos cerca de 30 modelos clássicos que também são mostrados no perfil oficial do Instagram.