Esportivo atualizado tem motor 2.0 TSI de 265cv mas custa caro até mesmo na Europa
O Golf GTI foi a expressão máxima da esportividade da marca Volkswagen presente por aqui. Estreou nos anos 1990 com 20 anos de atraso em relação ao modelo europeu e fez sucesso através dos anos. Agora o GTI está de volta ao Brasil sendo mostrado no Rock in Rio que abre as portas neste final de semana no Rio de Janeiro.
A Volkswagen, no entanto, não confirma o lançamento do carro por aqui. Essa é uma mera apresentação do carro em sua atual geração que conta cinco anos de vida e passou em 2023 por um facelift alinhando o Golf a outros modelos da linha.
Na Europa o Golf GTI tem motor EA888 2.0 litros quatro cilindros turbo com 265cv e 37,7kgfm de torque e 0-100km/h em 5,9s. O câmbio é um DSG de dupla embreagem e 7 velocidades.
O desenho novo também traz mais itens de série como os faróis IQ.Light e integração com o sistema chat GPT que já está nos modelos europeus da Volkswagen e da Audi.
Na Europa o carro custa por volta dos 45 mil euros, cerca de R$ 275 mil em conversão direta. Há grandes chances do Golf GTI retornar importado da Alemanha mas o preço deve passar dos R$ 300 mil.
Os últimos suspiros do Golf por aqui foram ouvidos em 2019 quando a Volkswagen importou 99 unidades da versão híbrida GTE. Antes disso, Golf MK7 foi feito em São José dos Pinhais entre 2015 e 2019.
Imagens: Felipe Ribeiro (canal Auto Super)