Atendendo a pedidos que vinham sendo feitos há anos pelos especialistas e pelas montadoras, o Governo Federal reduziu significativamente as alíquotas de Imposto de Importação de veículos com motorização híbrida.
A alíquota baixará dos 35% atuais para percentuais significativamente menores, variando entre 0%, 2% e 5%.
A redução foi efetivada através de resolução do CAMEX – Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior, órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, que aprovou a redução do Imposto de Importação para carros híbridos.
Dois motores
Os híbridos são veículos dotados de dois motores, um elétrico e outro a combustão. O motor convencional a combustão é usado para ajudar a recareegar as baterias do veículo e para complementar o motor elétrico, de modo a aumentar a autonomia e a velocidade do veículo.
Via de regra, o elétrico é usado em baixa velocidade e o a combustão, ou uma combinação dos dois, em alta. Essa opçã de motorização é a adotada pela maioria absoluta dos fabricantes.
Os veículos 100% elétricos, cujas baterias precisam ser recarregadas em tomadas, não foram contemplados pela medida aprovada pelo Camex, que foca exclusivamente os veículos com motorização híbrida. Isso deixa de beneficiar principalmente à Renault e à Nissan, que apostam mais em veículos exclusivamente elétricos.
Alíquotas variam
A resolução governamental prevê três patamares de alíquotas, aplicadas conforme a eficiência energética (autonomia) do veículo e em função dele ser importado já pronto ou desmontado.
A mais alta será usada nos casos de veículos trazidos montados, sendo reduzida nos casos em que o veículo for importado total ou parcialmente desmontado.