Home / Instalação / Para Instaladores / Graves – parte 2

Graves – parte 2

11

 

Saiba como fazer para se construir uma excelente caixa acústica:

1º Jamais faça uma caixa sem saber qual o tipo correto de caixa acústica que vai servir para o subwoofer em questão. Se vai ser Selada, Dutada, ou Band-Pass. Existem softwares no mercado para este tipo de simulação e você deve procurar uma loja mais especializada que possa lhe atender quanto a isto. Lojas que não usam este tipo de ferramenta podem ser comparadas com “cabelereiro que não tem tesoura”.

2º O volume ideal para a aplicação que você deseja é outra coisa que deve descobrir. Mais uma vez, lembro que existem softwares no mercado para este propósito.

3º Geralmente, é neste ponto em que você deve definir as medidas internas e externas da caixa. Faça isto.

4º Os recortes na chapa de madeira e como estas peças vão se encaixar também são definidos neste ponto (antes de sair cortando madeira).

5º Sempre leve em consideração que deverá haver um reforço na caixa a cada 40 ou 50 cm de parede. Esse reforço deverá ser descontado na litragem da caixa.

6º Toda caixa maior que 20 litros deve ser feita com chapa de madeira de 30mm, no mínimo (isto mesmo 30mm no mínimo). Você pode colar duas chapas de 15mm se não houver chapa de 30mm. Quanto mais espessa a parede da caixa melhor.

7º Outro detalhe importante: Passe cola em todas as junções da caixa e utilize o mínimo de pregos para a montagem.

8º Sempre use cole branca (ou de madeira) nos reforços que colocar para evitar vibrações nas paredes.

9º Os parafusos devem ser colocados em todas as junções com espaçamento de 7cm entre eles. Use parafusos para fixar também os reforços.

10º Não esqueça do conector apropriado para o fio do subwoofer Solde o fio do subwoofer nele e depois faça a vedação do conector com bastante silicone na parte interna da caixa.

11ºAbra um buraco para a instalação do subwoofer de modo que o subwoofer entre justo sem esforço. Tome cuidado pois se o subwoofer ficar folgado no buraco, você poderá ter vazamentos.

12º Sempre utilize, por dentro da caixa, silicone em todas as junções das madeiras para que a caixa fique bem vedada. No lado de fora pode usar massa plástica. Importante: onde passar silicone, não passe massa plástica.

13º Uma vez passada a massa plástica nas junções do lado externo da caixa, espere secar para que possa lixar.

14ºAguarde 24 horas para instalar o subwoofer, para que os vapores do silicone não descolem o cone ou danifiquem alguma outra parte do subwoofer.

15º Instale o subwoofer na caixa com parafusos que não atravessem a parede (O parafuso deve ser mais curto do que a parede da caixa). Use massa de calafetar para vedar a carcaça do subwoofer. Aperte os parafusos em cruz para não empenar a carcaça.

16ºO carpete entre a carcaça do subwoofer e a caixa deve ser removido. Entre a carcaça dele e a caixa você deve usar massa de calafetar para vedação.

17º Calmamente, empurre o cone do subwoofer em direção ao interior da caixa e procure ouvir vazamentos nas junções. A caixa não deve fazer qualquer tipo de barulho de vazamento.

18º Antes de instalar o subwoofer, lembre-se de deixar o silicone; a massa plástica e qualquer outro produto químico, secar ou melhor: “dar a cura”.

Até o mês que vem.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo