versátil, versão turbo tem bom desempenho mas custa quase R$ 200 mil
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O Honda HR-V é um dos carros de maior sucesso da história recente da marca no Brasil. Lançado há dois anos, o HR-V transita entre o segmento de SUVs compactos embora tenha opção de motorização turbinada em busca de clientes que também compram modelos. Baseado na plataforma do City, o HR-V é um dos modelos mais vendidos com cerca de 4.000 unidades vendidas por mês no país.
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O HR-V Touring 2024 se diferencia pelo motor 1.5 turbo de 177cv mas também pelo acabamento diferenciado. Antes de mostrar o que pode ser melhorado, é preciso falar sobre o design do novo Honda HR-V. Mesmo nas versões turbinadas o estilo do novo HR-V muda pouco. Na versão Touring as rodas são de 17 polegadas e contam com um desenho exclusivo e há acabamento preto brilhante nos para-choques, caixa de rodas e também um filete cromado na dianteira sendo idêntico, no restante, aos modelos de entrada da linha. Por dentro os modelos mais caros têm opção de acabamento em couro claro.
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Em relação às medidas, o Honda HR-V Touring mantém os 4.385 mm de comprimento, 2.610 mm de entre-eixos, 1.590 mm de altura e 1.790 mm de altura. O porta-malas com abertura elétrica tem 350 litros de capacidade e o tanque de combustível pode levar até 50 litros.
Bem equipado
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O Honda HR-V Touring 2024 vem equipado com uma central multimídia de 8 polegadas touchscreen com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Embora tenha visual antigo a multimídia tem diferenciais como o pacote myHonda Connect, com serviços de conectividade mas a resolução da câmera ainda é um detalhe que veremos adiante.
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Desempenho notável
O ponto mais alto do HR-V Touring sem dúvida é o bom desempenho do motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex que desenvolve 177 cv a 6.000 rpm com torque de 24,5 kgfm a 1.700 e 4.500 rpm.
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A transmissão é automática do tipo CVT e traz Paddle Shifts no volante para um guiar mais esportivo. Inclusive, o modelo tem os modos de condução eco, normal e sport.
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Outro ponto positivo é o nível de equipamentos. O HR-V Touring traz controle de cruzeiro adaptativo, que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo à sua frente e manter uma velocidade ajustável por meio de botões no volante.
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Também traz a tecnologia CMBS, que é uma frenagem para mitigação de colisão com o acionamento de frios ao detectar uma possível colisão frontal. Também tem sistema de permanência de faixa, que enxerga as faixas de rodagem e ajusta a direção, deixando o veículo centralizado nas linhas de marcação da via.
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Também são itens de série o controle de descida, seis airbags, câmera de ré com multivisão, sistema fixação para cadeirinhas infantis, assistente para redução de ponto cego, chave com função Smart Entry com controle remoto, abertura e fechamento dos vidros e destravamento das portas por sensor de aproximação na chave, entre outros equipamentos.
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Contras
O Honda HR-V não é dos carros mais espaçosos. Embora tenha espaço no banco traseiro do tipo Magic Seat com rebatimento por completo a altura de apenas 1,59m contribui para um carro mais “claustrofóbico” e o porta malas de 350 litros é um tanto raso.
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Uma pena também não ter teto solar nem mesmo nessa versão Touring de quase R$ 200 mil e também no modelo mais equipado a câmera de ré seja de baixa resolução. Da mesma forma, faz falta um sistema de auxílio à condução 360 graus com câmeras integrais no carro. Embora seja tão equipado com sistemas de segurança seria bom uma qualidade de imagem melhor.
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Por fim, o ponto negativo do Honda HR-V é seu preço. O motor 1.5 turbo anda e muito bem, o carro é silencioso e bem acabado mas tudo isso custa quase R$ 200 mil já encostando em versões intermediárias de modelos médios como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos.
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Diante dos compactos mais caros como Volkswagen T-Cross Highline o Honda é ainda mais caro o que pode afastar compradores que migram para modelos maiores e de custo melhor.