No último Salão de Detroit o que não faltou foi a apresentação de lançamentos e conceitos em que as montadoras dão uma amostra do que estão pensando em fazer para atender a necessidade de seus consumidores. No espaço da Hyundai, por exemplo, foi apresentado o conceito da pick-up Santa Cruz Crossover.
Trata-se de um veículo que traz uma nova interpretação para o conceito de pick-up média, para uso especificamente urbano. O modelo que vier a ser produzido destina-se a concorrer com Toyota Hilux, Volkswagen Amarok e Mitsubishi L200.
E a escolha de Detroit para o lançamento foi proposital – nada melhor que a terra dos utilitários de grande porte para testar a receptividade da nova aposta da montadora.O conceito é propositadamente compacto, e embora tenha quatro portas e capacidade para cinco pessoas, seu comprimento total é compacto, de forma a torná-lo adequado para uso em cidade.
Segundo a Hyundai, o Santa Cruz Crossover Concept Truck procura oferecer uma combinação de veículo adequado para o uso no dia a dia de cidades, mas capaz de variedade de atividades ao ar livre, porém sem os compromissos típicos de uma pick-up, que geralmente são oferecidos.
Design
O design do automóvel é bastante arrojado, e apesar de seu nome ser uma combinação dos utilitários Vera Cruz e Santa Fe, poucos detalhes remetem aos SUVs. O conceito apresenta uma carroceria larga e perfil agressivo e musculoso, além de uma linha de teto baixa.
A dianteira mostra uma grade vertical, hexagonal, com linhas que enquadram os projetores duplos dos faróis em LED. O perfil lateral é destacado por rodas de grandes dimensões, os pneus apresentam um design especial do piso.
Para facilitar o acesso aos bancos traseiros, o Hyundai Santa Cruz conta com portas traseiras com dobradiças posteriores que se integram perfeitamente ao design da porta da frente. Os arcos de roda, teto e o rack no teto oferecem elementos de amarração de carga.
Motor
De acordo com a Hyundai, o foco do modelo são os jovens que utilizam o carro no cotidiano, mas também precisam de algo mais forte para os dias de aventura. Para isso, o modelo está equipado com tração nas quatro rodas, com sistema HTRAC® e um motor 2.0 turbo diesel de 190 cv e 30 kgfm de torque.
O conceito tem ainda soluções interessantes na carroceria, como um sistema extensor da caçamba para acomodar cargas compridas, muito simples de puxar. Uma saliência no para-choque traseiro serve de escada para quando o proprietário precisar alcançar algum objeto alto.
Segundo a Hyundai, somente 7% dos compradores de pick-up têm menos de 30 anos. Por isso, tudo na pick-up Santa Cruz foi pensado para ser útil a jovens aventureiros. O vice-presidente Mike O’Brien salientou que a pick-up Santa Cruz é um carro sem compromisso de levar quatro passageiros ou ser fácil de estacionar. Seu único compromisso é com aquilo que os consumidores “realmente precisam”.
Gostaria de receber newsletter de vocês.
Anibal,basta baixar nosso APP na loja do seu celular gratuitamente e ficar informado de tudo que acontece de melhor no mundo de som e acessórios automotivos.